APÓS O ANGELUS

Papa faz pedido de paz para Mianmar, Ucrânia e Camarões

O Santo Padre apela pela atenção internacional e paz pelos povos de Mianmar, Ucrânia e Camarões que sofrem com guerra

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco visita Matera para a conclusão do 27º Congresso Eucarístico Nacional, em Matera, Itália / Foto: Vatican Media ­Handout via Reuters

O Papa Francisco apelou neste domingo, 25, ao mundo para não esquecer ou ignorar o sofrimento da população em Mianmar, onde a violência continua causando mortes e deslocamentos.

Falando após a oração do Angelus na conclusão da Santa Missa na cidade de Matera, onde marcou o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, o Papa disse estar pensando em Mianmar, onde “há mais de dois anos aquele nobre país é martirizado por graves confrontos armados e violência, que causaram muitas vítimas e pessoas deslocadas”.

“Esta semana”, disse o Pontífice, “ouvi o choro de tristeza pela morte de crianças em uma escola bombardeada. Que o choro desses pequeninos não passe despercebido! Essas tragédias não devem acontecer”, lamentou.

Milhares foram mortos desde que os militares de Mianmar tomaram o poder em fevereiro de 2021 do governo eleito de Aung San Suu Kyi, mergulhando o país no que alguns especialistas da ONU descreveram como uma guerra civil nascente que matou milhares.

Ucrânia

O Santo Padre também reiterou sua preocupação e proximidade com o povo da Ucrânia e pediu soluções para a guerra de sete meses. Francisco invocou a Virgem Maria, Rainha da Paz, para confortar o “povo ucraniano martirizado” e apelou à ação dos líderes internacionais, para que possam encontrar “a força de vontade para encontrar iniciativas eficazes para acabar com a guerra”.

Camarões

O Sucessor de Pedro também salientou que se une ao apelo dos bispos de Camarões pela libertação de oito pessoas sequestradas na diocese de Mamfe, incluindo cinco padres e uma religiosa. “Rezo por eles e pelas populações da província eclesiástica de Bamenda: que o Senhor dê paz aos corações e à vida social desse querido país”, clamou.

Os padres e a religiosa teriam sido sequestrados por criminosos desconhecidos que incendiaram uma igreja na sexta-feira, 23, no oeste de Camarões. O anúncio foi feito em um comunicado oficial dos bispos da província eclesiástica de Bamenda.

A diocese de Mamfe, localizada à sudoeste do país, é uma das duas regiões de Camarões em que os separatistas travam uma guerra contra as autoridades federais desde 2017.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo