Apelos

Papa reza por quem sofre com o Alzheimer e pela Ucrânia

Dia Mundial do Alzheimer é celebrado hoje; após a catequese, Papa rezou pelos doentes e também renovou suas orações pela Ucrânia martirizada pela guerra

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa reza pela Ucrânia e por doentes de Alzheimer / Foto: Reprodução Vatican News

Após a catequese desta quarta-feira, 21, na Praça São Pedro, o Papa Francisco recordou o Dia Mundial do Alzheimer, celebrado hoje, e a situação na Ucrânia. Para ambas as circunstâncias, fez um apelo, pedindo a oração dos fiéis.

Por causa da doença do Alzheimer, muitas vezes as pessoas acabam sendo colocadas às margens da sociedade, lamentou Francisco. “Rezemos pelos doentes de Alzheimer, por suas famílias e pelos que cuidam deles amorosamente, para que sejam sempre mais apoiados e ajudados. Também associo em oração os homens e mulheres que se submetem à hemodiálise, diálise e transplante, que estão aqui presentes com uma representação”

Outro apelo do Santo Padre foi pela Ucrânia, que segue martirizada pela guerra. Francisco recordou que o esmoleiro pontifício, Cardeal Konrad Krajewski, foi enviado pela quarta vez ao país. “Ontem me telefonou, ele está passando um tempo lá, ajudando na área de Odessa e levando a proximidade. Ele me contou sobre a dor desse povo, as selvagerias, as monstruosidades, os cadáveres torturados que encontram. Unamo-nos a este povo tão nobre e mártir”.

Ao testemunhar o que ocorre em território ucraniano, o cardeal disse que “não há palavras, não há lágrimas”. Dom Konrad rezou diante dos muitos corpos enterrados em valas comuns e escapou de ser baleado em um tiroteio, no último sábado, 17, enquanto distribuía alimentos. Assista, abaixo, mais informações sobre a visita: 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo