Etiópia

Papa faz apelo pelo fim das violências no Tigray, Etiópia

Conflito civil em Tigray, região no norte da Etiópia, eclodiu há sete meses

Da redação, com Vatican News

Crise no norte da Etiópia devido aos confrontos em curso entre o governo federal da Etiópia e as forças regionais de Tigray levou milhares de pessoas a fugir. /Foto: Reprodução Reuters

Os dramas ao redor do mundo, mesmo os mais esquecidos, não passam desapercebidos do olhar atento do Papa Francisco. No Angelus deste domingo, 13, o Santo Padre falou indignado da crise humanitária na região do Tigray, Etiópia, em função de conflitos:

Queridos irmãos e irmãs, estou particularmente próximo da população da região do Tigray, na Etiópia, atingida por uma grave crise humanitária que expõe os mais pobres à carestia. Hoje há a carestia, há fome ali. Rezemos juntos pelo fim imediato das violências, que seja garantida a todos a assistência alimentar e sanitária e seja restabelecida o mais breve possível a harmonia social. A este respeito, agradeço a todos aqueles que trabalham para aliviar o sofrimento das pessoas.

Em 10 de junho, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PAM) e o UNICEF haviam lançado um apelo por uma ação urgente para responder à grave insegurança alimentar no norte da Etiópia. O risco de carestia é iminente, a menos que alimentos, meios de sobrevivência e outras intervenções contínuas para salvar vidas sejam incrementadas, assim como seja desimpedido o acesso aos necessitados e cessadas as hostilidades.

Etiópia: crianças vítimas do conflito em Tigray

Segundo a última análise da “Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar”(IPC) – iniciativa global com vários parceiros, da qual fazem parte 15 Agências das Nações Unidas, organizações não governamentais regionais e internacionais sobre insegurança alimentar e desnutrição – mais de 350.000 pessoas já enfrentam condições catastróficas (cenário IPC5, Catástrofe) na região de Tigray. Este é o maior número de pessoas classificadas em um cenário IPC 5 de Catástrofe em um único país, nos últimos 10 anos.

Mais de 60% da população, mais de 5,5 milhões de pessoas, enfrentam altos níveis de insegurança alimentar (IPC 3-5) em Tigray e nas áreas vizinhas de Amhare e Afar. Destas, 2 milhões de pessoas enfrentam um nível de emergência de insegurança alimentar aguda (IPC4) e, sem uma ação urgente, podem rapidamente morrer de fome.

Preocupa em particular a situação das crianças. “O UNICEF está profundamente preocupado com a situação em Tigray, pois temos visto mais e mais crianças aproximando-se perigosamente de doenças e possíveis mortes por desnutrição”, disse Henrietta Fore, Diretora Geral do UNICEF. 

“Sem acesso humanitário para aumentar nossa resposta, estima-se que 33.000 crianças gravemente desnutridas em áreas atualmente inacessíveis de Tigray correm alto risco de morte. O mundo não pode permitir que isso aconteça.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo