Francisco enviou condolências após a morte do Cardeal Elio Sgreccia, que aconteceu nesta quarta-feira, 5
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco enviou suas condolências pelo falecimento do Cardeal Elio Sgreccia, religioso que atuou em vários setores da Igreja, tais como o Conselho Pontifício para a Família e como presidente da Academia Pontifícia para a Vida, de 2005 até 2008, ano em que se aposentou.
Sgreccia tinha 90 anos e também era um profundo conhecedor de bioética. Entre suas várias obras publicadas, destaca-se, em particular, o “Manual de bioética para médicos e biólogos”, em dois volumes, que teve quatro edições e muitas reimpressões, também traduzido em francês, espanhol, português, inglês, russo, romeno, búlgaro, ucraniano, árabe e coreano. Sua obra em defesa da vida tornou-se uma referência mundial católica no campo da bioética.
Em um telegrama enviado nesta quinta-feira, 7, à sobrinha do Cardeal, professora Palma Sgreccia, o Papa Francisco recordou “o serviço generoso prestado à Igreja, especialmente seus preciosos e diligentes esforços na defesa fundamental do valor da vida”, disse o pontífice.
“Eu estendo minhas fervorosas orações de sufrágio para que o Senhor possa acolher este zeloso servo do Evangelho em Sua alegria e paz eterna”, disse o Papa . Com a morte do Cardeal Sgreccia, o Colégio dos Cardeais é composto por 220 membros: 120 cardeais eleitores e 100 não eleitores.
O funeral será realizado na Basílica de São Pedro na sexta-feira, 7 de junho. O Cardeal Re celebrará a liturgia e o Papa Francisco presidirá os ritos de Ultima Commendatio e Valedictio.