Proximidade

Papa envia Cardeal Krajewski à Terra Santa para mensagem de paz

Cardeal Krajewski, esmoleiro do Papa, chegou a uma das áreas mais conturbadas do mundo para rezar pela paz, neste tempo de Natal, junto com o Patriarca Pizzaballa e a Igreja local

Da Redação, com Vatican News 

Fumaça sobe na Faixa de Gaza em meio ao conflito em curso entre Israel e Hamas, visto do sul de Israel, 20 de dezembro de 2023 / Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne

O Papa Francisco enviou o esmoleiro pontifício, Cardeal Konrad Krajewski, à Terra Santa para uma mensagem de paz neste tempo do Natal. Francisco, entristecido pela “terceira guerra mundial aos pedaços” que atinge o mundo, reza, todos os dias, pela paz na Ucrânia, na Síria, em muitos países da África e agora em Israel e Palestina.

Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, 22, pelo Vaticano, o envio do cardeal é um sinal concreto de sua participação no sofrimento de quem vive na pele as consequências da guerra. É desejo do Papa, informa o texto, que esta viagem seja acompanhada pela oração para obter o dom da paz nos lugares onde ainda ressoa o barulho das armas.

Leia também
.: Confiemos a Maria a paz na Ucrânia, Palestina e Israel, pede Papa
.: Apelo por cessar-fogo imediato: israelenses e palestino sofrem, diz Papa

O comunicado recorda ainda uma oração feita pelo Papa em 2014, nos Jardins Vaticanos, quando estiveram reunidos o então presidente de Israel, Shimon Peres, e o da Palestina, Mahmoud Abbas. Uma oração ainda muito atual:

“Senhor, Deus da paz, escuta a nossa súplica! Dá-nos a paz, ensina-nos a paz, guia-nos para a paz. Abra os nossos olhos e os nossos corações e nos dê a coragem de dizer: “guerra nunca mais!”; “com a guerra se destrói tudo!”. Infunda em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. E que do coração de cada homem sejam banidas as palavras: divisão, ódio e guerra! Senhor, desarme as línguas e as mãos, renove os corações e as mentes, para que a palavra que nos une seja sempre “irmão”, e o estilo de nossas vidas se torne: shalom, paz, salam!”.

O Cardeal Krajewski se unirá a esta grande invocação pela paz junto com o Patriarca latino de Jerusalém, o Cardeal Pierbattista Pizzaballa, e com toda a Igreja local, para celebrar o nascimento de Jesus, príncipe da paz e única esperança do mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo