window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Nota da presidência

CNBB se solidariza com vítimas do terremoto na Turquia e Síria

Conferência exorta a gestos de solidariedade para com as populações de Turquia e Síria, atingidas por terremoto

Da Redação, com CNBB

Foto: Anas Alkharboutli/dpa via Reuters

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou sua solidariedade às vítimas do terremoto na Turquia e na Síria. Em uma nota divulgada nesta terça-feira, 14, a CNBB exorta a gestos de solidariedade, “remédio na dor que nos une”.

Veja também
.: Mais jovens são retirados com vida dos escombros na Turquia e Síria

“Há uma semana, acompanhamos consternados a tragédia do terremoto na Turquia e na Síria, que matou milhares de pessoas, deixando tantas outras desabrigadas e desamparadas, estampando a dor e o desespero de quem perdeu um filho, a família, o próprio lar”, afirma a nota.

A presidência da entidade expressa os votos de que a lógica de Deus — a compaixão —, inspire gestos solidários para devolver esperança ao coração das vítimas.

Leia, abaixo, a íntegra da mensagem:

Dor que nos une.

Brasília-DF, 14 de fevereiro de 2023

Há uma semana, acompanhamos consternados a tragédia do terremoto na Turquia e na Síria, que matou milhares de pessoas, deixando tantas outras desabrigadas e desamparadas, estampando a dor e o desespero de quem perdeu um filho, a família, o próprio lar.

Neste doloroso momento, inspire-nos a coragem daqueles que incansavelmente se dedicam ao resgate das vítimas, voluntários, bombeiros de diversas partes do mundo, inclusive brasileiros, que dia e noite se revezam no trabalho entre escombros. Essa coragem suscite gestos de generosidade dedicados a quem tudo perdeu, para que a sombra do sofrimento seja dissipada por uma luz: a esperança nascida da solidariedade. A lógica de Deus se revela na compaixão, manifestada nos gestos de misericórdia.

A lógica de Deus, a compaixão, inspire gestos solidários devolvendo esperança ao coração das vítimas. A humanidade fortaleça vínculos de fraternidade, reconhecendo a fragilidade de cada um e a sacralidade da vida de todos. Rezemos, em unidade, pelas vítimas do terremoto na Síria e na Turquia. Sejamos interpelados a promover e a participar dos gestos de solidariedade, remédio na dor que nos une.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo