Norte do Peru

Papa em Trujillo: Jesus é sustento nos momentos difíceis

Em solidariedade aos peruanos de Trujillo, que sofrem com fortes chuvas locais, Papa realizou missa na cidade

Da redação

Papa durante homilia em Trujillo /Foto: Reprodução TV Canção Nova – Vatican News

Em missa na cidade de Trujillo, no Peru, Papa Francisco afirmou à população que somente em Jesus é possível superar os sofrimentos e estabelecer uma união comunitária. Cidade localizada na região norte do país é frequentemente devastada por fortes chuvas ocasionadas pelo fenômeno “El Niño”, deixando anualmente centenas de mortos e desabrigados. “Consequências dolorosas, ainda se fazem sentir em tantas famílias, especialmente naquelas que ainda não puderam construir suas casas, foi por isso que quis vir aqui e rezar com vocês”, contou o Santo Padre.

Por se tratar de uma região cuja a pesca é uma das principais atividades econômicas e de subsistência, Francisco comparou os peruanos nortenhos aos apóstolos, por conhecerem a natureza e também por enfrentarem grandes tempestades costeiras. O sofrimento gerado pelos efeitos da natureza trazem provações e dores, que segundo o Pontífice, podem pôr em dúvida a fé, mas que indicam Jesus como o sustento nos momentos difíceis.

“Ele [Jesus] passou por todos os sofrimentos para poder nos acompanhar nos nossos. Na cruz, Jesus quis estar perto de cada situação dolorosa para nos dar mão e nos ajudar a levantar”, suscitou o Papa. “Estas situações questionam e põem em jogo o valor do nosso espírito e das nossas atitudes mais elementares. É então que nos damos conta do quão é importante não estarmos sozinhos, mas unidos, cheios da comunhão, que é fruto do Espírito Santo”, comentou o Pontífice ao explicar a importância da união de toda a comunidade diante de desastres e situações de sofrimento.

Missa em Trujillo /Foto: Reprodução TV Canção Nova – Vatican News

Em alusão ao Evangelho deste sábado, 20, (Mateus 25:1-13), – sobre as virgens prudentes e as virgens que, ao irem ao mercado comprar azeite para suas lâmpadas, perderam o encontro com o esposo —, o Papa alertou os fiéis para as coisas que não podem ser improvisadas ou compradas, como a fé, a generosidade e a união. “Como é importante enchermos nossas vidas com o azeite que permite acender nossas lâmpadas em múltiplas situações de escuridão, para iluminar a estrada e avançarmos”, ressaltou o Santo Padre.

Ao fim da homilia, Francisco ressaltou a importância de uma comunidade conseguir manter-se em unidade para enfrentar momentos difíceis, e para manter viva sua esperança. “Com esta atitude [de união] dá-se o maior testemunho evangélico, (…) — Amar-vos uns aos outros —, porque a fé abre-nos para um amor concreto, um amor feito de obras, de mãos estendidas, de compaixão, de quem sabe construir e reconstruir a esperança quando tudo parece perdido”.

Leia mais
.: Notícias sobre a viagem do Papa ao Peru

O Papa prosseguiu respondendo a um questionamento comum à comunidade. “Muitas vezes nos interrogamos como enfrentar estes tormentos, ou como ajudar os nossos filhos a superar estas situações. Quero dizer-vos que não existe solução melhor que a do Evangelho, que se chama Jesus Cristo. Encha sempre sua vida de Evangelho. Exortar-vos a ser uma comunidade que se deixa ungir pelo seu Senhor com azeite do Espírito. Ele transforma tudo, renova tudo, consola tudo. Em Jesus temos a força do espírito para não aceitarmos como normal o que nos prejudica, o que nos (…) rouba a esperança”.

Francisco concluiu a homilia pedindo o auxílio de Maria no sustento dos fiéis peruanos. O Pontífice se encontrará ainda neste sábado, 20, com os sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas das Circunscrições Eclesiásticas do Norte do Peru, no Colégio Seminário SS. Carlos e Marcelo, e encerrará os compromissos do dia com uma celebração Mariana à Virgem De La Puerta, na Praça das Arma em Lima, capital do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo