AUDIÊNCIAS

Papa recebe presidente do Peru e primeiro-ministro das Bahamas

Segundo comunicados da Santa Sé, durante as conversas, foi expressa a satisfação pelas boas relações entre o Vaticano e os países, entre outros assuntos abordados

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco recebe presidente do Peru, Dina Boluarte Zegarra, e comitiva em audiência / Foto: Vatican Media/Catholic Press Photo/IPA via Reuters Connect

O Papa Francisco recebeu, na manhã deste sábado, 14, a presidente do Peru, Dina Ercilia Boluarte Zegarra. Após a audiência com o Pontífice, a governante peruana se reuniu também com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o secretário das Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.

Segundo o comunicado oficial emitido pela Santa Sé, durante a conversa na Secretaria de Estado, foi expressa “satisfação pelas boas relações entre o Peru e a Santa Sé, sublinhando a colaboração positiva entre a Igreja e o Estado em vista da promoção dos valores morais, do bem comum, do diálogo e da construção da paz social”. Também houve uma troca de opiniões sobre a situação sociopolítica da Região, com atenção particular ao fenômeno da migração e ao impacto das mudanças climáticas.

Leia mais
.: Papa exorta missionários a difundir proximidade, zelo e acolhimento

.: Laudate Deum: cuidar da Terra é cuidar do amor infinito de Deus, diz bispo

Na habitual troca de presentes, o Papa Francisco entregou à presidente peruana um molde de bronze representando uma flor desabrochando com a inscrição: “A paz é uma flor frágil”; volumes de documentos papais; a Mensagem para a Paz deste ano; o Documento sobre a Fraternidade Humana; e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020. A governante, por sua vez, entregou ao Santo Padre uma bandeja de prata peruana, uma imagem da Sagrada Família e alguns doces típicos peruanos.

Encontro com primeiro-ministro das Bahamas

Papa Francisco cumprimenta primeiro-ministro das Bahamas, Philip Edward Davis / Foto: Vatican Media/Catholic Press Photo/IPA via Reuters Connect

Também nesta manhã, o Pontífice recebeu o primeiro-ministro das Bahamas, Philip Edward Davis. Da mesma forma, o representante do país americano se encontrou, na sequência, com o Cardeal Parolin e Dom Gallagher.

A Sala de Imprensa da Santa Sé também emitiu um comunicado sobre a visita, e registrou que, durante as conversas, foi manifestada a satisfação pela boa relação bilateral e o desejo de fortalecê-la ainda mais. Também foram abordados vários temas de interesse mútuo, que têm um grande impacto na região, como “os efeitos da mudança climática e da migração”.

Ao final da audiência, o Papa Francisco também entregou ao primeiro-ministro das Bahamas os mesmos presentes que havia dado à presidente do Peru, ao passo que Davis o presenteou com um volume fotográfico sobre o 50º aniversário da independência do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo