Reforma da Cúria

Papa confirma e nomeia membros para o Conselho de Cardeais

Cardeal do Congo passa a integrar o Conselho de Cardeais, que auxilia o Papa no governo da Igreja e reforma da Cúria

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira, 15, as confirmações e uma nova nomeação que o Papa Francisco fez para o Conselho de Cardeais, que o auxilia no governo da Igreja e reforma da Cúria Romana.

Como novo membro do Conselho de Cardeais, Papa Francisco nomeou o Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo). E como secretário do Conselho, foi nomeado Dom Marco Mellino, até então secretário adjunto do organismo.

O Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), segue como coordenador do Conselho. Como membros, foram confirmados outros cinco cardeais: Pietro Parolin, secretário de Estado; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA); Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim (Índia); Reinhard Marx, arcebispo de München und Freising (Alemanha) e e Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

O trabalho do Conselho

O Conselho de Cardeais tem estudado o projeto de revisão da Constituição Apostólica “Pastor Bonus”, sobre a Cúria Romana. “Praedicate Evangelium” foi o título provisório escolhido para o novo texto, que tem como base as contribuições recebidas das conferências episcopais, as observações precisas dos dicastérios da Cúria Romana e as sugestões fornecidas pelos órgãos interessados.

Leia também
.: Conselho de Cardeais finaliza revisão do esboço da nova Constituição Apostólica

O grupo criado pelo Papa Francisco se reúne periodicamente desde outubro de 2013. Ao longo desses anos, dicastérios foram reorganizados, alguns unidos e fortalecidos em seu trabalho apostólico. Além disso, a administração financeira recebeu novas diretrizes e conta agora com uma vigilância minuciosa de transparência. O trabalho do Conselho tem contribuído para uma integração nos trabalhos da Sé Apostólica, tanto no caráter administrativo quanto pastoral. 

A última reunião foi realizada nesta terça-feira, 13, pela primeira vez de forma on-line, por causa da pandemia. O próximo encontro está marcado para dezembro e também será pela internet.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo