Conselho de Cardeais

C9 define título provisório de novo documento da Cúria Romana

Esboço da nova Constituição Apostólica foi preparado pelo Conselho de Cardeais que auxilia o Papa na reforma da Cúria Romana

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Praedicate Evangelium” é o título provisório da nova Constituição Apostólica da Cúria Romana, que está em fase de esboço. Esse foi um dos assuntos discutidos pelo Conselho de Cardeais que auxilia o Papa Francisco no processo de reforma da Cúria Romana, reunido no Vaticano desde a última segunda-feira, 11.

A reunião terminou hoje, ocasião em que o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, informou um balanço do que foi discutido junto ao Papa Francisco, que não participou dos trabalhos desta manhã em virtude da audiência geral.

Grande parte dos trabalhos desse ciclo de reunião foi dedicada ao exame do esboço da nova Constituição Apostólica da Cúria Romana, cujo título provisório é “Praedicate Evangelium”. O Conselho preparou um primeiro texto para ser entregue ao Santo Padre para que faça suas considerações. 

O secretário do Conselho para a Economia, Mons Brian Ferme, apresentou a reforma da estrutura financeiro-organizacional da Santa Sé e do Governatorato. Outro ponto abordado no ciclo de reunião foi o trabalho da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, uma atualização apresentada pelo Cardeal Sean Patrick O’Malley.

A próxima reunião do Conselho de Cardeais será de 10 a 12 de setembro de 2018. O Conselho foi instituído pelo Papa Francisco em 2013 a fim de auxiliá-lo no governo da Igreja e no projeto de reforma da Cúria Romana. O documento que rege o organismo atualmente é a Constituição Apostólica Pastor Bonus (1988) de João Paulo II. 

Leia também
.: A reforma da Igreja no pontificado de Francisco

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo