Proximidade

Papa Francisco encontra família de padre assassinado na Itália

Padre Roberto Malgesini foi assassinado em Como, na Itália, em 15 de setembro passado

Vatican News

Papa e a família do padre Roberto Malgesini/ Foto: Vatican Media via CNA

Na Audiência Geral desta quarta-feira, 14, o Papa Francisco falou sobre o encontro com os pais idosos do padre Roberto Malgesini, sacerdote de rua que amava os descartados, os últimos e necessitados. Há um mês, a sua morte violenta, em Como, na Itália, fez com que o mundo descobrisse os traços de uma caridade silenciosa, feita de olhares, carinho e amor. Francisco contou que padre Roberto foi morto enquanto ajudava e falou das lágrimas de seus pais:

“As lágrimas daqueles pais são as lágrimas deles e cada um deles sabe o quanto sofreu ao ver o filho que deu a vida no serviço aos pobres. Quando queremos consolar alguém não encontramos palavras, porque não podemos chegar à sua dor, porque a sua dor é sua, as lágrimas são suas. O mesmo acontece conosco. A dor é minha, as lágrimas são minhas. Com essas lágrimas e essa dor me dirijo a Deus”.

Dom Cantoni: Padre Roberto, testemunha da caridade

“Uma morte que reaviva a fé.” O bispo de Como, Dom Oscar Cantoni, reflete sobre as palavras do Papa.

Dom Cantoni: Estamos muito gratos ao Papa Francisco por ter recebido toda a família de padre Roberto Malgesini, sacerdote que foi assassinado brutalmente há um mês. O Papa abençoou os pais de padre Roberto. Foi um momento muito emocionante. O Papa recordou que estas mortes reavivam a fé do povo de Deus. São pessoas que já estão no céu e do céu apoiam o caminho do povo de Deus, por vezes difícil, de uma forma muito especial e em particular daqueles que vivem diretamente para a evangelização. Saímos muito consolados deste encontro, fortalecidos na fé e na caridade.

Como os pais de padre Roberto acolheram esta carícia do Papa?

Dom Cantoni: Em primeiro lugar, com grande emoção, mas também com grande gratidão, sabendo que através do Papa toda a Igreja reconheceu seu filho. Portanto, eles tiveram um grande sinal da ternura da Igreja para com os que sofrem.

Roberto Malgesini, sacerdote que foi assassinado a facadas / Foto: Reprodução Youtube

O Papa Francisco, ao saber da morte de padre Roberto, fez sentir sua proximidade, enviando o cardeal Krajewski para visitar seus pais. Todos esses sinais consolaram, na medida do possível, a família de padre Roberto?

Dom Cantoni: Sim, o Papa enviou o cardeal Krajewski a Como para a liturgia fúnebre. No final da liturgia, ele quis ir a Alta Valtellina para levar uma saudação e beijar as mãos dos pais de pe. Roberto. Este foi um momento de grande delicadeza e de extrema proximidade.

Um mês depois, é possível colher os frutos dessa morte violenta?

Dom Cantoni: Há muitas pessoas que foram tocadas por pe. Roberto e ainda vivem à luz de seu testemunho. Sempre foi um testemunho silencioso, ele agia com muito silêncio. Como ele se calou quando estava entre nós, agora a sua voz, o seu testemunho torna-se um coro e muitas pessoas falam sobre isso em toda a Itália, mas eu ouso dizer também em outras partes do mundo.

O que resta de padre Roberto em sua diocese, de sua atenção aos pobres, dos cuidados que ele tinha?

Dom Cantoni: Um cuidado e atenção, uma delicadeza especial para as pessoas em sofrimento, especialmente para os pobres, para os sem-teto, para aqueles que são refugiados. Mas a característica deste padre era inundar cada pessoa de doçura e ternura. Por isso, era uma caridade muito bem dirigida não genericamente, mas levada a todos indiscriminadamente, quem quer que fosse.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo