APÓS O ANGELUS

Papa cita sequestros no Haiti e expressa alívio por religiosos libertados

Após rezar o Angelus neste domingo, 17, Francisco falou sobre situação do país centro-americano e pediu libertação de todos os sequestrados

Papa Francisco recordou sequestros no Haiti e países em guerra depois de rezar o Angelus / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Após rezar o Angelus juntos aos peregrinos presentes na Praça São Pedro neste domingo, 17, o Papa Francisco falou sobre o Haiti. Ele expressou alívio pela libertação de quatro religiosos que haviam sido raptados e citou o drama dos sequestros que o país tem vivido.

No dia 23 de fevereiro, seis religiosos da Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração e um professor foram sequestrados quando se dirigiam à missão da Escola João XXIII no bairro Bicentenário, em Porto Príncipe. Pouco mais de duas semanas depois, a imprensa haitiana noticiou que quatro dos seis irmãos foram libertados, assim como o professor.

Depois de manifestar seu alívio ao ter recebido a notícia, o Pontífice pediu a libertação dos dois religiosos que seguem em cativeiro, bem como de todos os que ainda estão sequestrados no país.

“Apelo a todos os atores políticos e sociais para que abandonem todos os interesses particulares e se comprometam, em um espírito de solidariedade, com a busca do bem comum, apoiando uma transição pacífica em direção a um país que, com a ajuda da comunidade internacional, seja dotado de sólidas instituições capazes de restaurar a ordem e a tranquilidade entre seus cidadãos”, declarou o Santo Padre.

Na sequência, Francisco também recordou “as populações martirizadas pela guerra” na Ucrânia, na Palestina, em Israel e no Sudão. Além disso, pediu orações pela Síria, que “sofre tanto pela guerra há muito tempo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo