Catequese

Papa alerta para mito da eterna juventude: rugas são símbolo da vida

Na Catequese, Papa falou do ancião Nicodemos e reforçou que a velhice tem uma beleza única

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira, 8/ Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O Papa Francisco se inspirou na figura do ancião Nicodemos na Catequese da Audiência Geral desta quarta-feira, 8. O Pontífice prosseguiu com o ciclo sobre a velhice.

O Santo Padre recordou que Nicodemos era um dos chefes dos Judeus. Ele estava entre as pessoas idosas mais relevantes nos Evangelhos. “No seu diálogo com o Mestre, manifesta-se o coração da Revelação de Jesus e de sua missão redentora: ‘Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna’” (Jo 3, 16).

Segundo Francisco, quando Jesus lhe disse que é preciso “nascer do Alto”, Nicodemos apresentou como objeção a velhice. Mas, à luz da palavra de Jesus em resposta a esta objeção, o Papa afirmou que descobrimos que a velhice não é um obstáculo a este novo nascimento, e sim o tempo oportuno para entendê-lo. “O ‘nascimento do Alto’, que nos permite entrar no reino de Deus, é uma nova geração no Espírito”, pontuou.

Mito da eterna juventude

Para o Pontífice, esta objeção foi muito instrutiva, pois a época e a cultura atual mostram uma tendência preocupante para considerar o nascimento de um filho como uma simples questão de produção e reprodução biológica do ser humano. De acordo com o Santo Padre, cultivam então o mito da juventude eterna como a obsessão – desesperada – da carne incorruptível.

A velhice, prosseguiu o Papa, é desprezada porque traz a prova irrefutável do despedimento deste mito, que faria todos regressarem ao ventre da mãe, para serem eternamente jovens no corpo.

Leia mais
.: Papa: cuidemos dos avós e idosos, eles não são sobras de vida

Uma coisa é o bem-estar, disse Francisco, outra coisa é a alimentação do mito, com inúmeras cirurgias e tratamentos estéticos. O Pontífice citou então uma frase da atriz Anna Magnani, que não queria que suas rugas fossem tocadas, já que havia levado uma vida inteira para tê-las.

“É isto: as rugas são um símbolo da experiência, um símbolo da vida, um símbolo da maturidade, um símbolo do caminho percorrido. Não tocá-las para se tornar jovens, mas jovens no rosto: o que interessa é toda a personalidade, o que interessa é o coração, e o coração permanece com aquela juventude do vinho bom que quanto mais envelhece, melhor fica.”

Idosos são os mensageiros da ternura

O Santo Padre sublinhou “que a vida em nossa carne mortal é uma belíssima obra inacabada, como algumas obras de arte que, apesar de incompletas, possuem um fascínio único. Porque a nossa vida aqui na terra é iniciação, e não consumação”.

“A fé, que acolhe o anúncio evangélico do reino de Deus ao qual estamos destinados, nos torna capazes de ver os sinais de esperança nesta nova vida em Deus. A velhice é a condição na qual o milagre do “nascimento do alto” pode ser assimilado intimamente e tornar-se sinal de credibilidade para a humanidade”, complementou.

Leia também
.: Idosos são uma riqueza, não podem ser ignorados, diz Papa

Nesta perspetiva, Francisco comentou que a velhice tem uma beleza única: “caminhamos rumo ao Eterno. Ninguém pode voltar a entrar no ventre da mãe, nem sequer no seu substituto tecnológico e consumista. Isso seria triste, mesmo que fosse possível. O velho caminha para a frente, em direção ao destino, rumo ao céu de Deus. A velhice, por conseguinte, é um tempo especial para dissolver o futuro da ilusão tecnocrática de uma sobrevivência biológica e robótica, mas sobretudo porque se abre à ternura do útero criador e gerador de Deus”.

O Papa então destacou uma palavra: a ternura dos idosos, a ternura com a qual se relacionam com os netos. Estar ternura, segundo o Pontífice, ajuda a compreender a ternura de Deus. “Deus é assim, sabe acariciar.”

“Os idosos são os mensageiros do futuro, os mensageiros da ternura, os mensageiros da sabedoria de uma vida vivida. Vamos em frente e olhemos para os idosos”, concluiu.

Leia mais
.: Papa destaca que idosos são indispensáveis: “são o futuro da Igreja”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo