Em audiência no Vaticano

Papa afirma que nada pode justificar violência no Oriente Médio

Papa disse que os cristãos do Oriente são ‘modelos’ que nos exortam a permanecer com o Senhor e a abraçar a sua cruz

Da redação, com Rádio Vaticano

patriarca Assyrian Church

Patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Mar Gewargis III / Foto: Assyrian Church

A primeira audiência do Papa Francisco nesta quinta-feira, 17, foi ao Catholicos e Patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Mar Gewargis III, com o qual rezou na Capela Redemptoris Mater.

“Este encontro e a oração conjunta ao Senhor invocam o dom da paz”, disse o Pontífice em seu discurso, declarando-se “consternado” com o que continua acontecendo no Oriente Médio, especialmente no Iraque e na Síria.

O Santo Padre destacou o sofrimento de milhares de crianças inocentes, mulheres e homens diante da terrível violência dos sangrentos conflitos, “que nenhuma motivação pode justificar ou permitir” e implorou o fim da dor para aqueles povos.

“Sofrendo provocações cotidianas, prosseguiu, os cristãos do Oriente Médio são ‘modelos’ que nos exortam em qualquer circunstância a permanecer com o Senhor e a abraçar a sua cruz. Esta é a lição que aprendemos com os mártires e com aqueles que, ainda hoje, ‘mesmo às custas da própria vida, permanecem fiéis ao Senhor e com Ele vencem o mal com o bem’, disse o Papa, evocando o ecumenismo de sangue.

Francisco falou ainda da relação entre as duas confissões, citando de modo especial a Declaração Cristológica Comum e o trabalho da Comissão conjunta. Enquanto os teólogos trabalham em prol do pleno restabelecimento da comunhão eclesial, o Papa falou dos progressos realizados no campo do ecumenismo da caridade. “Esta recompõe as fraturas e cura as dilacerações. Não nos cansemos de pedir ao Senhor de curar as feridas do passado com a unção benéfica da sua misericórdia.”

Antes dos discursos e da troca de presentes, Francisco e o Patriarca se reuniram para uma conversa privada. A audiência se encerrou com um momento de oração na Capela Redemptoris Mater

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo