Primeira vez no Brasil

Patriarca de Antioquia visita Arquidiocese de São Paulo

Sua Beatitude Inácio Youssef III Younan agradeceu o apoio do Brasil e da Arquidiocese de São Paulo na acolhida aos refugiados

Da redação, com Arquidiocese de SP

visita_do_patriarca_da_antioquia_arqSPO Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente para a Igreja Católica Siríaca, Inácio Youssef III Younan, visitou a Arquidiocese de de São Paulo neste domingo, 30. Sua Beatitude foi acolhido pelo arcebispo metropolitano Cardeal Odilo Pedro Scherer, e participou da Missa na Catedral da Sé, às 11h.

Também participaram desta celebração o arcebispo de Homs, Dom Philip Barakat; o Eparca da Igreja Nossa Senhora do Paraíso, Dom Joseph Gebara; o Eparca Maronita do Brasil, Dom Edgar Madi; o Arcebispo Ortodoxo Dom Damaskinos Mansour e o Abade do Mosteiro de São Bento, Dom Mathias Tolentino.

Além do Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e os bispos Auxiliares da Arquidiocese: Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar na Região Brasilândia e Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação; Dom Eduardo Vieira, Bispo Auxiliar na Região Sé e Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar na Região Ipiranga.

Igreja no Oriente

Na acolhida, o Cardeal Scherer dirigiu a palavra ao Patriarca agradecendo a visita do líder da Igreja Católica Siríaca. “Sua presença nos recorda todas as angústias e temores de quem está sofrendo por causa da guerra… fez e faz muitos fugirem daquelas terras. A procura de começar uma vida nova, longe da guerra. Muitos foram martirizados pela fé em Cristo. Sofrem violências por causa da sua fé”.

E completou expressando ” Queremos estar presentes com todos esses irmãos para pedir por eles, pedir pela paz naquelas terras onde o Evangelho começou a ser pregado. Na Síria, temos a conversão do Apóstolo Paulo. Expresso toda a alegria e toda a solidariedade a todos os irmãos que, por causa da sua fé, estão sofrendo a perseguição”.

visita patriarca antioquia -foto_luciney_martins
O Patriarca Inácio Youssef III Younan também manifestou sua alegria em visitar a cidade de São Paulo. “Estou muito feliz em me encontrar em São Paulo. Nesta visita estou honrado pela primeira vez no Brasil. Venho de uma terra sofrida e esquecida. Especialmente da Síria, onde o Apóstolo Paulo entrou e recebeu o próprio batismo. No Iraque, terra do nosso pai Abraão”.

Sua Beatitude falou sobre a situação na Igreja do Oriente, que sofre com as guerras.” Estou aqui para agradecer o Brasil pelo apoio, especialmente da Arquidiocese de São Paulo, que está acolhendo todos os refugiados que procuram a paz aqui. Também faz parte desses refugiados meus filhos católicos siríacos que vieram para cá procurando uma vida digna e em paz”

E também agradeceu Dom Odilo no acolhimento dos católicos sírios na Igreja de São Paulo. “Fiquei sabendo do seu carinho, eminência, da sua proximidade com todas as igrejas de rito oriental aqui em São Paulo e por isso me sinto com liberdade para o Cardeal que continue ajudando nossos refugiados… vocês são uma Igreja que pode atender demais nossos fiéis que estão aqui em São Paulo”.

Sua Beatitude Inácio Youssef III Younan

Inácio Youssef III Younan (15 de novembro de 1944) é o atual Patriarca Sírio Antioqueno, líder da Igreja Católica Siríaca.

Foi pároco em Beirute e professor do seminário. Desde 1986 nos Estados Unidos, na diocese de Our Lady of Deliverance, em Newark, em 1995 foi nomeado pelo Papa João Paulo II bispo da diocese e visitador apostólico dos fiéis sírio-católicos da América Central. Foi consagrado em 7 de janeiro de 1996, pelo Patriarca Inácio Antônio II Hayek, auxiliado pelo arcebispo Eustathe Joseph Mounayer e pelo arcebispo Denys Raboula Antoine Beylouni.

Foi eleito como Patriarca em 20 de janeiro de 2009 pelo Sínodo siro-católico, reunido em Roma sob a presidência do cardeal Leonardo Sandri, então Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

O Papa Bento XVI concedeu a comunhão eclesiástica em sua visita a Roma em 19 de junho de 2009 coincidindo com o início do Ano Sacerdotal. O Patriarca celebrou a Santa Missa pelo rito siríaco na Basílica de Santa Maria Maior como sinal dessa comunhão.

Igreja Católica Siríaca

A Igreja Católica Siríaca ou Igreja Católica Síria é uma Igreja católica oriental sui juris em comunhão com a Igreja Católica. A sua comunhão formal e definitiva com a Santa Sé ocorreu em 1781, quando ela separou-se definitivamente da Igreja Ortodoxa Siríaca. O seu rito litúrgico pertence à tradição siríaca de Antioquia; e utiliza o siríaco, o árabe, o aramaico, o inglês e o francês como línguas litúrgicas.

A Igreja Siríaca Católica tem sede em Beirute, mas tem fiéis no Líbano, Síria e Iraque, para além de uma pequena minoria na Turquia e uma diáspora significativa no ocidente, como na Suécia, por exemplo. A Igreja separou-se da Igreja Siríaca Ortodoxa no século XVIII, mas atualmente tem excelentes relações com esta Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo