Jordânia

Igrejas Orientais debatem futuro dos cristãos no Oriente Médio

O Conselho das Igrejas do Oriente Médio está reunido para discutir as condições dos cristãos no Oriente Médio, em meio às dificuldades atuais

Da redação, com Rádio Vaticano

Teve início esta terça-feira, 6, em Amã, capital da Jordânia, a XI Assembleia Geral do Conselho das Igrejas do Oriente Médio, que reúne líderes e representantes de todos os grupos eclesiais presentes no médio-oriente.

Do encontro participam, entre outros, o Patriarca Greco-ortodoxo de Antioquia, Iohannes X; o Patriarca Caldeu Louis Raphael I Sako; o Patriarca Latino emérito de Jerusalém, Fouad Twal; o Patriarca Sírio-católico Ignace Youssif III; o Patriarca Greco-melquita, Gregoire III e o Patriarca copta-ortodoxo Tawadros II. O Patriarcado Greco-ortodoxo de Jerusalém é a Igreja anfitriã do evento.

Os líderes religiosos pretendem discutir as condições dos cristãos do Oriente Médio, na conturbada fase histórica atravessada pela região, a necessidade de favorecer o diálogo e a convivência com as comunidades islâmicas majoritárias e as iniciativas de socorro aos refugiados e às vítimas das guerras em curso pelas comunidades eclesiais.

Serão avaliadas ainda as iniciativas a serem tomadas para solicitar à Comunidade internacional e às potências globais e regionais para favorecer o fim dos conflitos na Síria e Iraque o mais breve possível.

Jordânia, modelo de coexistência harmoniosa

Sede do encontro eclesial de alto nível, o Reino Hashemita da Jordânia reivindica  o seu papel de administrador dos Lugares Santos cristãos e destaca a presença cristã como elemento “indispensável e inextinguível” na pluralidade dos povos e comunidades religiosas que convivem no Oriente Médio.

No domingo, 4, o Rei Abdullah II, ao receber o Patriarca Copto-ortodoxo Tawadros II, reiterou que a Jordânia representa um modelo de “coexistência harmoniosa” entre cristãos e muçulmanos.

Durante seu primeiro dia na Jordânia, o Papa Tawadros inaugurou em Madaba o Mosteiro Copta-ortodoxo de Santo Antônio – cuja pedra fundamental havia sido colocada pelo seu predecessor Shenuda III, em 2005 – e visitou o Monte Nebo, de onde Moisés teria visualizado a Terra Prometida, destinada por Deus ao Povo Eleito.

Conselho das Igrejas do Oriente Médio

O Conselho das Igrejas do Oriente Médio foi instituído em 1974 em Nicósia, e atualmente com sede em Beirute, tem o objetivo de facilitar a convergência das comunidades cristãs do Oriente Médio sobre temas de comum interesse e favorecer a superação de diferenças de origem confessional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo