Conferência Episcopal Alemâ

Bispo faz apelo pelos cristãos no Oriente Médio

Pedido de ajuda para a Igreja do Oriente Médio foi feito por Dom Bashar Warda aos bispos alemães

Da redação, com Rádio Vaticano

Um apelo dramático para obter ajuda para a sobrevivência dos cristãos no Oriente Médio foi feito ao povo alemão pelo Arcebispo católico caldeu iraquiano de Erbil, Dom Bashar Warda. “Deve-se decidir até o próximo mês se, depois de 2 mil anos de presença no Iraque, o cristianismo tem um futuro, ou vai morrer, talvez com exceção de alguns pequenos museus remanescentes”, disse o arcebispo do Curdistão iraquiano falando em Fulda  aos participantes da Assembleia plenária da Conferência Episcopal alemã.

42 milhões de euros da Igreja alemã para os cristãos no Oriente Médio

Dom Warda fez apelo na Plenária da Conferência Episcopal Alemã./ Foto: AIS

Dom Warda fez apelo na Plenária da Conferência Episcopal Alemã./ Foto: AIS

O número de cristãos no Iraque – informa a agência Sir – diminuiu drasticamente de 1 milhão e 400 mil para cerca de 300 mil. O prelado caldeu agradeceu aos católicos alemães por sua ajuda, que faz com que os cristãos no Iraque tenham o maior apoio financeiro de todos os outros países juntos. O chefe da Comissão para a Igreja Mundial e os migrantes, Ulrich poner, disse que a Conferência Episcopal e as agências de caridade e de ajuda destinaram para 2015 cerca de 42 milhões de euros para intervenções em favor dos cristãos no Oriente Médio.

Ajuda necessária para deter a imigração

Dom Warda sublinhou que, graças às ajudas, se pode procurar dar novas motivações aos cristãos no Iraque, para que eles tenham a força de permanecer em suas casas, em vez de fugir para a Europa: “é necessário oferecer acomodações decentes, assistência de saúde e a construção de escolas para dar oportunidades de educação e de criação de emprego”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo