AUDIÊNCIA

Papa a estudantes: não temam as mudanças, mas busquem a verdade

Francisco recebeu alunos de colégio italiano que completa 425 anos e disse que é preciso “saber mudar” com fidelidade à própria identidade e missão

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco cumprimenta estudantes em audiência / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

O Papa Francisco se encontrou com estudantes, pais e professores do Colégio Rotondi de Gorla neste sábado, 3. A audiência foi motivada pelo aniversário de 425 anos da instituição de educação situada em Milão, na Itália.

Em seu discurso, o Pontífice sinalizou que, mantendo-se fiel à tradição educativa, a escola desenvolveu-se e se adaptou ao longo do tempo para atender às necessidades dos diferentes momentos históricos, incluindo as duas guerras mundiais. Atualmente, trata-se do instituto paritário católico mais antigo da Itália.

Diante da história do colégio, o Santo Padre chamou a atenção para a necessidade de “saber mudar”, mas com fidelidade à própria identidade e missão. “Não tenham medo das mudanças, opiniões e modos de pensar, mas sejam verdadeiros amantes da verdade, sempre disponíveis à escuta e ao confronto”, expressou.

Leia mais
.: Papa sobre educação cristã: “a arte de conduzir os jovens à plenitude”

.: Papa: que a educação dos jovens leve paz e justiça ao mundo

Ele exortou os presentes, nessa busca pela verdade, a não se deixar condicionar “pelas modas ou pelo modo comum pensamento de pensar, das curtidas ou consenso dos seguidores”. “Eles não são o que mais conta, mas podem até tirar a sua liberdade”, advertiu Francisco.

Prosseguindo, ele ressaltou que “Jesus nos ensinou que a verdade nos liberta”. Por outro lado, pontuou, a ignorância gera medo e o medo gera intolerância. Desta forma, animou os alunos a estudarem juntos, uma vez que o conhecimento aumenta através da partilha das pessoas. “Vocês estudam para crescer; crescer significa amadurecer juntos, dialogar com Deus, com os professores, educadores e com os pais”, concluiu o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo