Antes da Catequese

Pablo, o menino que se aproximou do Papa: "lição" que vem do coração

Menino de 10 anos se dirigiu a Francisco durante a Catequese desta quarta-feira, 20; Papa refletiu sobre a atitude: deu um testemunho de liberdade que veio do coração

Da redação, com Vatican News

Papa com o menino Pablo durante Audiência Geral desta quarta-feira, 20/ Foto: REUTERS/Remo Casilli

No início da Audiência Geral desta quarta-feira, 20, o pequeno Pablo subiu calmamente as escadas da Sala Paulo VI. Com dez anos, o pequeno tem atraso cognitivo e veio para Roma com sua família. Durante a Catequese, foi diretamente para a cadeira do Papa.

Francisco viu-o aproximar-se com um sorriso. Assim que o menino apareceu na sua frente, o Santo Padre apertou sua mão. No meio do olhar divertido dos fiéis presentes na Sala Paulo VI, enquanto era lida a Carta de São Paulo aos Gálatas que seria tema da Catequese do dia, o Papa trocou algumas palavras com o menino e perguntou-lhe se queria sentar-se ao lado dele.

Imediatamente monsenhor Leonardo Sapienza, regente da Prefeitura da Casa Pontifícia, levantou-se para lhe entregar a cadeira.

Encantado pelo solidéu

Os aplausos começaram espontaneamente e Pablo juntou-se aos presentes batendo palmas e sorrindo. O menino olhou em volta e se levantou novamente, voltando-se para o Papa.

Francisco dirigiu-lhe mais algumas palavras, mas Pablo foi para trás da cadeira papal, onde uma cadeira havia sido trazida para monsenhor Sapienza. O menino pediu ao regente da Casa Pontifícia o solidéu do Papa, apontando-o com o dedo.

O pedido também foi feito ao leitor do evangelho em língua portuguesa, que acabara de se aproximar do microfone para fazer a leitura. Pablo espontaneamente pegou sua mão e puxou-o para o Papa, dizendo que queria o solidéu branco. Enquanto isso, os fiéis aplaudiram e tentaram filmar o evento não programado com seus celulares.

Francisco: “Esta criança deu-nos uma lição a todos”

Depois de abraçar o Papa, o menino voltou à sua cadeira acompanhado por sua mãe, que havia subido para procurá-lo. Francisco relembrou a cena no início de sua catequese:

“Hoje falaremos sobre a liberdade da fé, a partir da Carta aos Gálatas. Mas me lembrei do que Jesus disse sobre a espontaneidade e a liberdade dos filhos, quando este filho teve a liberdade de se aproximar e se mover como se estivesse em casa”.

Leia também
.: A verdadeira liberdade é o amor verdadeiro, diz Papa na Catequese
.: Papa: a partilha abre caminhos de liberdade, renascimento e dignidade

Jesus, recordou Francisco, disse: “Se vocês não se tornarem como crianças, vocês não entrarão no Reino do Céu.”

“A coragem de se aproximar do Senhor, de se abrir ao Senhor, de não ter medo do Senhor.  Agradeço a este menino pela lição que nos deu. Que o Senhor o ajude em sua limitação, em seu crescimento, porque ele deu este testemunho que veio de seu coração. As crianças não têm um tradutor automático do coração para a vida: o coração continua”.

Pequenos protagonistas

Pablo não é o primeiro protagonista de momentos públicos do Papa Francisco. Diversas vezes no passado, e especialmente durante as Catequeses, crianças de diferentes idades abordaram o Pontífice.

Em alguns momentos o próprio Papa chamou as crianças para sentarem ao seu lado ou diretamente em sua cadeira. Durante as audiências na Praça São Pedro, o Pontífice também já convidou crianças para subirem no papamóvel e andarem com ele entre os fiéis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo