Depois de rezar o Angelus, Francisco saudou os jovens e recordou que, neste domingo, celebra-se o Dia Mundial da Pesca
Da redação, com Vatican News
Após o Angelus deste domingo, 21, o Papa Francisco recordou que, pela primeira vez na Solenidade de Cristo Rei, celebra-se a Jornada Mundial da Juventude em todas as Igrejas particulares. Por esta razão, disse que ao seu lado se encontravam dois jovens representando todos os jovens de Roma.
“Saúdo calorosamente os jovens da nossa Diocese. Espero que todos os jovens do mundo se sintam parte viva da Igreja, protagonistas da sua missão. Obrigado por terem vindo! E não se esqueçam que reinar é servir”.
Leia mais
.: Entenda o que é a Jornada Mundial da Juventude
Reinar é servir, recordou e pediu para que todos juntos repetissem: “Reinar é servir. Como o nosso Rei nos ensina”.
Em seguida, pediu aos jovens que estavam ao seu lado que fizessem uma saudação. A jovem fez votos de uma boa Jornada Mundial da Juventude a todos; e o jovem, atendendo ao pedido do Papa para dizer algo mais, disse: “Vamos testemunhar que acreditar em Jesus é belo!”.
Leia mais
.: “A juventude é o presente e o futuro de nossa Igreja”, afirma Dom Vilson
Dia Mundial da Pesca
O Pontífice recordou que, neste domingo, também celebra-se o Dia Mundial da Pesca. “Saúdo todos os pescadores e rezo por aqueles que vivem em condições difíceis ou, por vezes, infelizmente, de trabalho forçado. Encorajo os capelães e voluntários da Stella Maris a continuarem o seu serviço pastoral a estas pessoas e às suas famílias”.
O Santo Padre acrescentou que “neste dia, recordamos também todas as vítimas de acidentes rodoviários: rezemos por elas e empenhemo-nos na prevenção de acidentes”. Francisco também encorajou as iniciativas em andamento nas Nações Unidas “para conseguir um maior controle sobre o comércio de armas”.
Palácio Apostólico
Neste sábado, 20, em Katowice, Polônia, disse o Papa, o padre Giovanni Francesco Macha, assassinado em 1942, no contexto da perseguição da Igreja pelo regime nazista, foi beatificado.
“Na escuridão da sua prisão, encontrou em Deus a força e a mansidão para enfrentar essa provação. Que o seu martírio seja uma semente frutuosa de esperança e paz. Um aplauso ao novo Beato!”
Enfim, Francisco saudou os fiéis de Roma e peregrinos de vários países, especialmente os da Polônia e dos Estados Unidos da América. Saudou ainda os escoteiros da Arquidiocese de Braga em Portugal e a comunidade equatoriana de Roma, que celebra a Virgen de El Quinche.
O pensamento do Pontífice foi também para os fiéis de Sant’Antimo (Nápoles) e de Catania; para as crianças da Crisma de Pattada; e para os voluntários do Banco Alimentar, que estão se preparando para o Dia de Coleta de Alimentos no próximo sábado. Saudou por fim os jovens da Imaculada Conceição antes de desejar a todos um bom domingo e um bom almoço e pedir: “Por favor, não se esqueçam de rezar por mim”.