Videomensagem

Papa às Filhas da Caridade: sejam mães e irmãs dos pobres

Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo às participantes da Assembleia de Paris da Companhia das Filhas da Caridade

Vatican News

Papa Francisco fala às Filhas da Caridade / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Uma profunda reflexão sobre sua missão à luz do Evangelho. Este é o tema da Assembleia de Paris da Companhia das Filhas da Caridade, fundada no século XVII por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac com a tarefa de assistir aos pobres e doentes.

Em sua saudação, contida em uma mensagem em vídeo, o Papa Francisco exorta as religiosas a nunca se cansarem de “ir em direção, de se encontrarem”. Sejam, sublinha o Pontífice, “uma Companhia de mulheres feita para sair e levar o Amor de Cristo aos pobres. Isto as levou em todo o mundo não só a ajudar os pobres em grandes institutos, hospitais, orfanatos e escolas, mas também a visitá-los, a sair ao seu encontro nos lugares onde vivem, a participar com eles dos caminhos do crescimento humano, da promoção da vida e do cuidado espiritual”.

Proximidade aos prediletos do Senhor

Em seguida, o convite do Papa às irmãs para olharem para sua vocação. “Deus confiou a vocês os pobres, seus prediletos”, disse. “Vocês são para eles mães e irmãs”. Mães, porque com seu amor, sua atenção a todas as suas necessidades, vocês os geram ao Amor de Deus e os reabrem à beleza da vida. Irmãs, porque vocês os apoiam em suas condições e os acompanham a redescobrir a dignidade nos muitos caminhos da vida que fazem com eles”.

Caminhar através da história com um sorriso

“Ser Filhas da Caridade”, recorda o Papa, “significa ser Filhas de Deus, a imagem do Amor maior que o próprio Deus nos testemunhou”. Então, o Pontífice sublinha como, neste tempo, “marcado por tantas contradições e tantas formas de marginalização”, as Filhas da Caridade têm um papel histórico como mulheres, “o de acompanhar tantos de nossos irmãos e irmãs que são vítimas de violência, de discriminação, de fazer crescer as crianças que são as primeiras vítimas dos abusos dos adultos, de custodiar e defender a vida ao seu redor, com seu sorriso, seu cuidado, sua dedicação ao serviço dos pequenos”.

Enfim, o convite do Papa Francisco a trabalhar, “para que a todos sejam garantidos os direitos fundamentais que garantem uma vida digna, a ajudar a salvaguardar nossa casa comum, a transmitir a fé e os valores cristãos às novas gerações e a educá-las a cuidar umas das outras”. Deus chama vocês a caminharem na história, a caminharem juntas para compartilhar os acontecimentos da humanidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo