Catequese

Na Catequese, Papa pede "empenho" de católicos por quem mais precisa

Jubileu da Misericórdia deve exprimir “carinho de Deus” por toda a humanidade, disse hoje Francisco numa audiência pública em Roma

Agência Ecclesia

papa_jubileu_CTV

O Papa Francisco desafiou neste sábado, 20, no Vaticano, as comunidades católicas a fazerem do Jubileu da Misericórdia uma oportunidade para levarem a “proximidade” e o “carinho de Deus” a quem mais precisa.

Numa audiência pública no âmbito do Ano Santo da Misericórdia, este sábado na Praça de São Pedro, o Papa argentino pediu aos católicos o mesmo “empenho” pelos outros que Deus demonstrou quando “entregou o seu filho Jesus” pela salvação de toda a humanidade.

“Jesus é a expressão viva da misericórdia do Pai, mesmo junto dos pecadores que segundo a nossa visão humana seriam inimigos de Cristo. Todos nós temos pecados diante de Deus, e ele enviou-nos o seu filho para se aproximar de nós e nos abrir a porta do seu amor, do seu coração, da sua misericórdia. E isto é muito belo”, salientou.

Para Francisco, os católicos não podem deixar de corresponder a este gesto de Deus entregando-se efetivamente ao serviço dos outros, “sobretudo nas situações de maior necessidade, onde há maior sede de esperança”.

“Que durante este Jubileu tomemos na nossa mente e no nosso coração este empenho de Deus e graças a isso transformemos a nossa vida num empenho de misericórdia para com todos”, incentivou o Papa, que deixou depois exemplos de realidades que hoje precisam urgentemente da solicitude dos cristãos.

“As pessoas abandonadas, todas as que viram a sua vida condicionada por deficiências profundas, os doentes, os moribundos, os que não conseguem expressar a gratidão, que sofrem no seu coração ou estão tristes, que a todas estas realidade levemos a misericórdia de Deus”, sublinhou.

Perante dezenas de milhares de peregrinos que encheram a Praça de São Pedro, em Roma, Francisco convidou ainda todas as dioceses e paróquias do mundo a fazerem do tempo da Quaresma ocasião para um testemunho de fé cada vez mais “coerente”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo