Episcopado é um serviço e jamais uma honra, diz Francisco

O Papa afirmou que os bispos devem lutar contra a vaidade, o orgulho e a soberba

Liliane Borges
Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa_ordenacao_Sinodo

Francisco indica caminho do serviço ao novo bispo / Foto: Rádio Vaticano

O Papa Francisco presidiu, na tarde desta sexta-feira, 30, a ordenação episcopal do subsecretário do Sínodo dos Bispos, Dom Fabio Fabene. A cerimônia foi realizada na Basílica de São Pedro.

Durante a homilia, Francisco destacou que o episcopado é um serviço  e nunca uma honra. “Você foi eleito pelo rebanho. Que nunca a vaidade, o orgulho e a soberba cheguem. Você foi eleito para os homens, que sempre o seu comportamento seja de serviço, como Jesus”, disse o Papa.

O Pontífice indicou ao novo bispo a estrada do anúncio corajoso do Evangelho; o zelo pelos mistérios da fé; e o amor incondicional por todos os fiéis que Deus colocar em seu caminho. Segundo o Papa, todos pertencem ao único rebanho de Cristo.

“Vigia-te a ti mesmo e vigia o povo de Deus. Isso significa estar desperto, estar alerta para defender-se de muitos pecados e muitas atitudes mundanas, e defender o povo de Deus dos lobos que São Paulo disse que viriam”, recomendou também o Papa.

Ao final da homilia, Francisco exortou Dom Fabene a rezar pelo povo, como fazia Moisés: “com as mãos para o alto, uma oração de intercessão corajosa, face a face com o Senhor pelo povo”, concluiu.

Dom Fabio Fabene é italiano, tem 55 anos, e foi ordenado em 1994. Pertence ao clero da diocese de Viterbo-Montefiascone. Possui doutorado em Direito Canônico. Foi pároco, chanceler diocesano e professor no Instituto Teológico de Viterbo. Trabalha na Cúria Romana desde de 1998,  na Congregação para os Bispos. Em fevereiro deste ano, o Papa Francisco o nomeou subsecretário do Sínodo dos Bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo