VIOLÊNCIA

Em telegrama, Papa Francisco lamenta tiroteio na Califórnia

Em um telegrama enviado ao arcebispo de Los Angeles, o Santo Padre expressou tristeza por conta do tiroteio na Califórnia, em Monterey Park, durante as comemorações do Ano Novo Lunar

Da redação, com Vatican News e Reuters

Centenas de pessoas comparecem à vigília no Monterey Park / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco expressou sua grande tristeza pelos trágicos tiroteios que mataram 11 pessoas durante o Ano Novo Lunar em Monterey Park, Califórnia, no último final de semana.

A mensagem do Santo Padre foi divulgada nesta quarta-feira, 25, em um telegrama enviado em seu nome pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e dirigido ao arcebispo de Los Angeles, arcebispo José H. Gómez.

O arcebispo de Los Angeles e presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom José H. Gomez / Foto: Reprodução Youtube

Nele, Francisco disse que estava “profundamente triste” ao saber do tiroteio ocorrido nos Estados Unidos.

Entregando as almas à misericórdia de Deus

Assegurando aos afetados por esta tragédia sua proximidade espiritual, o Papa disse que ele “se une a toda a comunidade para encomendar as almas daqueles que morreram à misericordiosa misericórdia de Deus Todo-Poderoso”.

O Santo Padre também implorou “os dons divinos de cura e consolação para os feridos e enlutados”. O Papa Francisco concluiu e enviou sua Bênção Apostólica “como penhor de força e paz no Senhor”.

A proximidade do arcebispo Gomez

O arcebispo Gomez também lamentou as vítimas e rezou por todos os afetados. Em um comunicado divulgado no domingo, 22, ele disse: “Oramos pelos mortos e feridos neste tiroteio” e “pedimos a Deus que fique perto de suas famílias e entes queridos”.

“Rezamos para que os feridos sejam curados e pedimos que Deus dê força e orientação aos médicos e enfermeiros que cuidam deles”, acrescentou.

Detalhes do tiroteio

O xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, identificou um homem de 72 anos, chamado Huu Can Tran, e disse que nenhum outro suspeito se encontrava foragido. Informou ainda que o motivo do ataque ainda não está claro.

Em uma coletiva de imprensa na noite de domingo, o xerife informou que não tinha as idades exatas das vítimas, mas acrescentou que todos os mortos pareciam ter mais de 50 anos.

A arma usada no crime era uma pistola semiautomática com um carregador estendido. Havia ainda uma segunda arma descoberta na van onde Tran morreu.

Embora as celebrações do Ano Novo Lunar em Monterey Park fossem uma das maiores da Califórnia, com dois dias de festividades planejadas e cerca de 100 mil pessoas, as autoridades cancelaram os eventos de domingo após o tiroteio.

Vigília

Mais de 500 pessoas compareceram a uma vigília no Monterey Park nesta terça-feira, 24, pela noite, em homenagem às vítimas do tiroteio do fim de semana.

“Ainda estou abalado com isso. E, meu melhor amigo também é instrutor de salão de baile aqui em um dos estúdios. Ainda estou em choque e só quero estar aqui para minha comunidade”, disse Lana Lin, de 31 anos, moradora de Monterey Park.

Dez pessoas foram mortas e outras 10 ficaram feridas quando Tran abriu fogo no Star Ballroom Dance Studio, um local popular entre clientes idosos de ascendência asiática. Uma das vítimas hospitalizadas em estado crítico morreu na segunda-feira, 23, devido aos ferimentos, informou o chefe de polícia de Monterey Park, Scott Wiese.

Todos os mortos, seis mulheres e cinco homens, tinham 50, 60 e 70 anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo