Memória

Papa: o Holocausto não pode ser esquecido nem negado

Francisco recordou o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto que será celebrado nesta sexta-feira, 27

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Antigo campo de concentração em Auscwitz / Foto: Arquivo Canção Nova – Cristiane Henrique

Ao final da catequese desta quarta-feira, 25, o Papa Francisco fez um apelo em recordação do holocausto. Nesta sexta-feira, 27, será celebrado o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto.

“A recordação daquele extermínio de milhões de judeus e pessoas de outros credos não pode ser nem esquecida nem negada. Não pode haver um compromisso constante de construir juntos a fraternidade sem antes dissipar as raízes do ódio e da violência que alimentaram o horror do Holocausto”.

Em 2023, completam-se 78 anos de uma página sombria na história, quando tantas vidas foram tiradas no campo de extermínio de Auschwitz durante o regime nazista.

Em 2016, em sua viagem à Polônia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude daquele ano, o Papa Francisco visitou os campos de extermínio de Auschwitz e Birkenau. Francisco fez uma pausa no clima de festa pela JMJ para refletir, em silêncio e oração, o sofrimento humano ali vivido. No livro de honra, Francisco deixou a seguinte mensagem: “Senhor, tenha piedade do Seu povo! Senhor, perdão por tanta crueldade”.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo