1931 - 2021

Em mensagem, Papa agradece 90 anos da revista "Família Cristã"

Francisco enviou seus melhores votos para a revista semanal nascida há 90 anos na Itália

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibánez – CNA

A revista “Família Cristã”, no Brasil, teve seu primeiro número publicado em dezembro de 1934, e é a mais antiga revista ainda em circulação no país. É publicada mensalmente pelas Irmãs Paulinas do Brasil, a congregação católica Pia Sociedade Filhas de São Paulo.

Na Itália começou a ser impressa em 25 de dezembro de 1931 fundada pelo beato Tiago Alberione e por ocasião dos 90 anos o Papa Francisco enviou uma mensagem na qual agradece aos editores por terem acompanhado tantas gerações:

“Agradeço a Deus por estes 90 anos durante os quais a “Família Cristã” acompanhou muitas gerações, comprometendo-se a ser uma presença amiga, uma revista do povo e para o povo, atenta a dar a palavra aos mais fracos e aos mais marginalizados”.

O Pontífice também expressou seu encorajamento “a servir a verdade com bondade através do bom jornalismo, que não dá espaço às fofocas da mídia”. E convida “a não aderir a nenhuma outra parte a não ser a do Evangelho, ouvindo todas as vozes e encarnando aquela mansidão dócil que faz bem ao coração”.

“Em uma época em que as pessoas às vezes se acostumam à dureza como medida de confronto”, acrescenta o Santo Padre na mensagem, “o que o Beato Tiago Alberione escreveu sobre sua revista semanal é válido: ele pede permissão para entrar e pede um olhar benevolente de complacência, como se tratasse de uma pessoa amiga”.

A história da Família Cristã

A revista “Família Cristã” nasceu para animar e apoiar na sociedade italiana um compromisso preciso e constante com a família. Os primeiros mil exemplares foram impressos na noite de Natal de 1931, pelo Pe. Tiago Alberione. Tudo começou calmamente, sem nenhuma promoção. “Devemos começar”, disse o fundador, “a partir da palha de Belém”.

Nos primeiros anos de sua vida, a Família Cristã foi um “produto artesanal” caseiro: ao médico da cidade foi confiada a coluna de “Conselhos de saúde”, um frade franciscano dirigia a coluna “Conversas com o Padre”. Em 1954, o semanário assumiu um perfil editorial profissional com técnicos, jornalistas, colaboradores, fotógrafos e anunciantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo