Regina Coeli

Papa: é preciso crer em Jesus Ressuscitado para "ter a vida"

Francisco afirma que não há como encontrar a felicidade escolhendo os caminhos do prazer e do poder, pois somente com Jesus é possível ter mais vida

Da redação, com Vatican News

Foto: IPA/ABACA via Reuters Connect

Neste Domingo, 7, dia em que a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia, o Papa Francisco rezou com os fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, a oração do Regina Coeli, e comentou sobre o Evangelho da liturgia de hoje (cf. Jo 20,19-31). A passagem narra a aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos.

O Santo Padre destacou o último versículo que diz que, crendo em Jesus, podemos ter a vida em seu nome.

“Existem várias maneiras de ter a vida. Há quem reduza a existência a uma corrida frenética para gozar e possuir tantas coisas: comer e beber, divertir-se, acumular dinheiro e posses. É um caminho que, à primeira vista, parece prazeroso, mas não sacia o coração. Mas não é assim que se ‘tem a vida’, porque, seguindo os caminhos do prazer e do poder, não se encontra a felicidade. Com efeito, permanecem sem resposta muitos aspectos da existência, com o amor, as experiências inevitáveis da dor, do limite e da morte”, explicou.

Francisco também motivou aos fiéis a observarem como agem os discípulos no Evangelho. “Depois dos dias da paixão, estão fechados no Cenáculo, assustados e desencorajados. O Ressuscitado vai ao encontro deles e, como primeiro gesto, mostra as suas chagas: os sinais do sofrimento e da dor se tornam com Jesus os canais da misericórdia e do perdão. Assim, os discípulos compreendem que, com Jesus, a vida vence e a morte e o pecado foram derrotados. E recebem o dom do seu Espírito, que dá a eles uma vida nova, de filhos amados, repleta de alegria, amor e esperança”, destacou.

O que fazer para “ter a vida”

O Santo Padre também levou os presentes na Praça de São Pedro a refletir sobre a esperança: “Eu lhes pergunto: vocês têm esperança? Cada um se pergunte: Como vai a minha esperança?”

Nesse sentido, o Papa explicou como fazer, todos os dias, para ‘ter a vida’: “basta fixar o olhar em Jesus crucificado e ressuscitado, encontrá-Lo nos Sacramentos e na oração, reconhecê-Lo presente, acreditar n’Ele, deixar-se tocar pela sua graça e guiar pelo seu exemplo, experimentar a alegria de amar como Ele”, ressaltou.

E destacou a importância de cultivar a experiência do encontro com Jesus: “Todo encontro com Jesus, um encontro vivo com Jesus, nos permite ter mais vida. Buscar Jesus, deixar-se encontrar, porque Ele nos procura, abrir o coração ao encontro com Jesus.”

Por fim, o Papa propôs a seguinte reflexão: “Eu acredito na potência da ressurreição de Jesus, acredito que Jesus ressuscitou? Acredito na sua vitória sobre o pecado, sobre o medo e sobre a morte? Que Maria nos ajude a ter uma fé sempre maior em Jesus ressuscitado para ‘ter a vida’ e difundir a alegria da Páscoa”, concluiu Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo