Terço

"Cesse o quanto antes a guerra", pede Papa à Rainha da Paz

Nesta terça-feira, 31, unido aos católicos do mundo todo, Francisco rezou o Terço pela paz

Julia Beck
Da redação

Foto: Thulio Fonseca – Canção Nova

“Que a sua paz e do vosso Filho reine sobre toda a terra.” Foi o que pediu o Papa Francisco a Nossa Senhora Rainha da Paz no início do Terço desta terça-feira, 31, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Diante da imagem de Nossa Senhora Regina Pacis, o Pontífice recordou a oração feita durante a pandemia:

“Pedimos que apoiasse os doentes e desse força aos profissionais da saúde. Imploramos por misericórdia para os moribundos e para enxugar as lágrimas dos que sofreram em silêncio e na solidão”, disse.

Fim da guerra

Sobre a oração desta terça-feira, o Santo Padre lembrou que ela está sendo realizada no final deste mês particularmente consagrado a Nossa Senhora.

“Aqui estamos nós, novamente diante de vós, Rainha da Paz, pedindo: concedei-nos a grande dádiva da paz. Cesse o quanto antes a guerra que, durante décadas, se abate em várias partes do mundo e que agora também invadiu o continente europeu”, rogou.

Leia mais
.: Papa pede que os fiéis rezem um terço por dia pela paz
.: Rezar o Terço traz paz à Igreja e ao mundo, explica Papa Francisco

O Pontífice prosseguiu afirmando que a paz não pode ser apenas o resultado de negociações nem uma consequência de acordos políticos, mas deve ser, acima de tudo, um dom pascal do Espírito Santo.

“Consagramos ao vosso imaculado coração as nações em guerra e pedimos o grande dom da conversão dos corações. Estamos certos de que com as “armas” da oração, do jejum e da esmola, e com o dom da vossa graça, é possível mudar o coração dos homens e o destino do mundo inteiro”.

O Papa voltou a pedir a Maria que interceda pela humanidade diante de Jesus, que reconcilie os corações repletos de violência e vingança, e endireite os pensamentos cegos pelo dinheiro fácil.

Oração do Terço

As dezenas do Terço foram rezadas por uma família ucraniana, capelães militares, voluntários, uma família síria, uma família venezuelana e também por refugiados.

No primeiro mistério doloroso, os católicos rezaram pelas vítimas da guerra. A família ucraniana foi quem conduziu as dezenas.

No segundo mistério, a intenção foi pelos que trazem esperança e conforto às pessoas afetadas pela guerra. Dois capelães militares rezaram as Ave-Marias.

As pessoas que realizam valiosos serviços em favor dos outros estiveram na intenção do terceiro mistério doloroso rezado por voluntários.

Duas vítimas da guerra conduziram o quarto mistério pelos torturados e moribundos, os que morreram na solidão, pelas vítimas de violência, pessoas desaparecidas e seus familiares e amigos.

No quinto mistério doloroso, foi pedido por uma paz duradoura e o fim das guerras. Dois refugiados rezaram as dezenas.

Ao final da oração, o Papa saudou brevemente os presentes e regressou ao Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo