Rito

Cardeal Re preside funeral do Cardeal Sodano na Basílica de São Pedro

No final da celebração, Papa Francisco presidiu o rito da Ultima Comendatio e da Valedictio

Da redação, com Vatican News 

Foto: Daniel Ibanez – CNA

O decano do Colégio dos Cardeais, Cardeal Giovanni Batista Re, presidiu, nesta terça-feira, 31, o funeral do Cardeal Angelo Sodano na Basílica de São Pedro. No final da celebração, o Papa Francisco presidiu o rito da Ultima Comendatio e da Valedictio.

O cardeal Angelo Sodano, por 15 anos, foi um dos principais colaboradores de São João Paulo II e mais tarde de Bento XVI. 

“Muitos de nós puderam apreciar de perto o elevado sentido do dever do Cardeal Sodano, seus dons intelectuais e de coração, sua sensibilidade para os propósitos pastorais da ação da Igreja no mundo, sua sabedoria em avaliar acontecimentos e situações e sua disponibilidade em ajudar, buscando soluções adequadas em cada caso”, disse o purpurado.

“Ele acreditou firmemente em Cristo e o seguiu fielmente”

Por dez anos, Re e Sodano trabalharam juntos na Secretaria de Estado. Do final de 1989 a 2000, o cardeal lombardo, 6 anos mais novo, serviu na Secretaria de Estado como substituto para assuntos gerais, enquanto o falecido cardeal piemontês era o primeiro pró-secretário e depois secretário de Estado do Papa Wojtyla.

“Em seus 60 anos de serviço à Santa Sé, desde quando era um jovem diplomata nas Nunciaturas do Equador, Uruguai e Chile, até sua renúncia ao cargo de decano do Colégio Cardinalício no final de 2019, Dom Angelo Sodano acreditou firmemente em Cristo e o seguiu fielmente, servindo-o com amor e dedicação à Igreja e ao seu Vigário”, disse o Cardeal Re.

Seu testamento espiritual, escrito nos anos 90

“A morte é a porta que nos abre o caminho que leva a um encontro pessoal com Deus, porque temos um destino de eternidade”, prosseguiu o purpurado.

Dom Re recordou também que há quatro anos, tendo chegado aos 90 anos, o Cardeal Sodano, em seu testamento espiritual, renovou seu ato de fé, de esperança e de caridade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo