Encontro com Francisco

CELAM apresenta ao Papa relatório da Assembleia Eclesial

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano reuniu-se com o Papa Francisco neste sábado

Da Redação, com Vatican News 

Presidência do Celam em audiência com o Papa / Foto: Dicastério para a Comunicação via site do Celam

O Papa Francisco recebeu em audiência neste sábado, 19, os membros da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), com um relatório sobre a atividade pastoral desta entidade eclesial. 

“Desenvolvemos os aspectos que dão esperança, basta mencionar um: o método de participação, escuta e discernimento do povo de Deus”, disse o presidente do CELAM, Dom Miguel Cabrejos.

No encontro, também estiveram presentes o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, que é o primeiro vice-presidente do CELAM; Dom Jorge Eduardo, arcebispo de San Juan de Cuyo, na Argentina, e secretário-geral; e Dom Rogelio Cabrera López, arcebispo de Monterrey no México, e presidente do conselho econômico; e padre Pedro Manuel Brassesco, secretario general adjunto. 

Os bispos apresentaram ao Papa um relatório sobre a atividade do CELAM. Dentre os conteúdos apresentados estava a Assembleia Eclesial e as várias etapas do Sínodo sobre sinodalidade que estão ocorrendo. Eles também destacaram o trabalho da Igreja em tempo de pandemia realizado na América Latina e no Caribe.

“A Assembleia Eclesial não deve ser considerada como um evento, que foi realizado e concluído. É um processo em que se seguem outras fases”, disse Dom Cabrejos.

Dom Miguel informou que em breve várias comissões do CELAM realizarão encontros com conferências episcopais e com elas pode chegar às dioceses e aos fiéis das respectivas paróquias neste caminho sinodal.

Intinerário 2022

O Conselho Episcopal Latino-Americano continuará em 2022 com seu itinerário de seminários de formação e encontros regionais no continente americano.

O site do CELAM também informa que, durante a audiência, os bispos agradeceram ao Papa Francisco pelo recente reconhecimento das virtudes heroicas do cardeal argentino Eduardo Pironio. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo