Dia dos Avós

Avós são um tesouro na família, afirma Papa no twitter

No Dia dos Avós, Francisco deixou um pedido em seu tweet: “cuidem e amem os avós”

Da Redação 

Mensagem do Papa no twitter nesta quinta-feira, 26 / Foto: Reprodução Twitter (@Pontifex_pt)

“Os avós são um tesouro na família. Por favor, cuidem dos avós, amem-nos e façam com que conversem com as crianças!”. Essa é a mensagem do Papa Francisco no twitter nesta quinta-feira, 26, quando se celebra o Dia dos Avós. 

A data é recordada por se celebrar hoje, na Igreja católica, o dia de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora. Alguns livros apócrifos narram a respeito da vida deles; ambos eram estéreis, viviam uma vida de fé e temor a Deus e foram abençoados com o nascimento da Virgem Maria. Segundo uma antiga tradição, já eram de idade avançada quando receberam esta graça. 

Em seu pontificado, foram várias as ocasiões em que Francisco falou sobre a riqueza que os idosos são para a sociedade, a fonte de sabedoria que constituem e como é importante o convívio e diálogo com as novas gerações. 

No primeiro ano de seu pontificado, 2013, em uma de suas homilias diárias, Francisco afirmou que um povo que não respeita os avós está sem memória e também sem futuro. 

Em setembro de 2014, a Praça São Pedro, no Vaticano, foi palco de um grande encontro do Papa Francisco com idosos e avós de várias partes do mundo. Em seu discurso na ocasião, o Santo Padre falou da velhice como um tempo de graça, no qual Deus renova o chamado a guardar e transmitir a fé.

“Aos avós, que receberam a bênção de ver os filhos dos filhos (cf. Sal 128/127, 6), está confiada uma grande tarefa: transmitir a experiência da vida, a história duma família, duma comunidade, dum povo; partilhar, com simplicidade, uma sabedoria e a própria fé, que é a herança mais preciosa! Felizes aquelas famílias que têm os avós perto! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes”, disse.

No ano passado, por ocasião dessa mesma data, Francisco reiterou, também pelo twitter, a importância dos avós. “Quanto são importantes os avós na vida da família para comunicar o patrimônio de humanidade e fé essencial para cada sociedade!”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo