atenção aos cristãos

ACN recorda doações do Papa ao Iraque: ajuda muito antes da viagem

Solidariedade de Francisco já ajudou cristãos perseguidos no Iraque, na Planície de Nínive, através da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre 

Da redação, com ACN

As doações do Papa ao Iraque foram recordadas pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN). Diante da expectativa para a viagem do Santo Padre ao país – que acontece de 5 a 8 de março, o organismo apontou que os cristãos já foram ajudados pelo Pontífice, muito antes de sua visita ao Iraque. 

Lamborghini para o Iraque

Em novembro de 2017, o Papa Francisco recebeu um presente da Lamborghini, a famosa marca italiana de automóveis. Tratava-se de uma versão personalizada de seu carro esportivo de ponta, o Huracán. Depois de “autografar” o capô do carro, o Santo Padre decidiu leiloar o automóvel. O dinheiro arrecadado foi doado para instituições de caridade.

A ACN foi uma das instituições de caridade designadas pelo Papa e recebeu a quantia de 200.000 euros. O valor foi destinado ao apoio às comunidades cristãs da Planície de Nínive, no Iraque. Os cristãos finalmente contemplaram a possibilidade de retornar às suas cidades e aldeias de origem. Isso depois de terem sido forçados a fugir pela invasão brutal dos terroristas do grupo Estado Islâmico.

Papa durante assinatura da Lamborghini leiloada pelo Vaticano /Foto: ACN Itália

Ajuda na conclusão de dois importantes projetos

A doação do Santo Padre possibilitou a conclusão de dois importantes projetos. O primeiro deles foi a reconstrução do centro comunitário dedicado à Virgem Maria em Bashiqa, que pertencia à comunidade católica siríaca. Ele havia sido totalmente destruído pelo grupo Estado Islâmico.

Dos 200 mil euros doados pelo Papa, a ACN destinou 166 mil a este projeto, que se somaram às doações de tantos outros benfeitores da ACN em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Leia mais
.: Vaticano divulga programação da viagem do Papa ao Iraque
.: Anunciado encontro do Papa com Aiatolá Ali al Sistani no Iraque
.: Viagem do Papa ao Iraque é histórica, diz bispo que coordena a visita

O segundo projeto foi a reconstrução da creche siríaca católica. Ela também havia sido parcialmente destruída pelos terroristas. Os restantes 34.000 euros provenientes da doação feita pelo Papa Francisco foram destinados pela ACN a esta iniciativa.

A construção, que acolherá cerca de 70 crianças, está concluída, embora as atividades ainda não tenham recomeçado por conta da pandemia de Covid-19.

“Estamos muito satisfeitos por ter terminado o trabalho no jardim de infância de Nossa Senhora, que ajudará e encorajará nossos filhos a retornarem a Bashiqa e retomar sua educação”. É o que comentou o bispo católico siríaco Yohanna Boutros Mouche, de Mosul, e o padre Rezqallah Alsimanni, o pároco da Igreja de Nossa Senhora.

Dados atualizados dos cristãos

Foram atualizados dados sobre a situação dos cristãos. As novas informações foram enviadas em 12 de janeiro de 2021. De acordo com dados, mais de 45% das famílias que originalmente viviam na Planície de Nínive e foram expulsas pela violência extremista agora voltaram para suas cidades e vilas. Isso, em grande parte, graças ao esforço de solidariedade da comunidade católica internacional.

Ainda segundo dados, quase 57% das casas destruídas já foram reconstruídas, graças às contribuições de várias organizações de caridade.

Leia também
.: Que a visita do Papa possa contribuir para a paz no Iraque, diz bispo

Ao destinar a doação do Santo Padre para esses dois projetos, a ACN quis demonstrar seu apoio aos cristãos perseguidos pelo grupo Estado Islâmico. Hoje, ambos os projetos estão concluídos, a tempo da histórica visita apostólica do Papa Francisco ao Iraque.

Agora, os cristãos iraquianos, que passaram por uma dura perseguição, estão procurando no Papa o apoio e orientação espiritual.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo