Programação

Vaticano divulga programação da viagem do Papa ao Iraque

Viagem do Papa ao Iraque será de 5 a 8 de março, com passagem por seis cidades iraquianas

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

viagem do Papa ao Iraque

Papa visitará o Iraque de 5 a 8 de março / Foto: Arquivo – Canção Nova Roma

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, 8, a programação da viagem do Papa ao Iraque, que será de 5 a 8 de março. A visita de Francisco ao país inclui discursos, homilias e momentos de oração com passagem por seis cidades iraquianas. 

Na sexta-feira, 5, Francisco parte de Roma rumo a Bagdá. A acolhida oficial será no aeroporto internacional da capital iraquiana, onde também será realizado o encontro com o primeiro-ministro. Em seguida, o Papa participará da cerimônia oficial de boas-vindas no Palácio Presidencial.

Discurso aos diplomatas e aos bispos

Nesse mesmo local, em uma sala privada, haverá o encontro com o presidente do Iraque. Na sequência, o Papa se reunirá com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, ocasião de seu primeiro discurso em solo iraquiano.

Ainda na sexta-feira, Francisco terá um encontro com os bispos, sacerdotes, religiosos, seminaristas e catequistas na Catedral Sírio-Católica de “Nossa Senhora da Salvação”. Também está previsto um discurso neste encontro.

6 de março: cidades de Najaf e Nassíria

No sábado, a agenda de Francisco começa com a partida para Najaf, onde fará uma visita de cortesia ao Grão-Aiatolá Sayyd Ali Al-Husaymi Al-Sistani.

Após o encontro, o Papa seguirá de avião para Nassíria. Na Planície de Ur, participará de um encontro inter-religioso, no qual fará um discurso.

Retornando a Bagdá, Francisco presidirá a Missa na Catedral caldeia de “São José”.

 7 de março: Erbil, Mossul e Qaraqosh

O domingo será um dia intenso na viagem, com passagem por outras três cidades iraquianas: Erbil, Mossul e Qaraqosh.

Começando por Erbil, região autônoma no Curdistão Iraquiano, o Papa se encontrará com autoridades religiosas e civis da região no aeroporto. De helicóptero, seguirá para Mossul, onde fará um momento de oração pelas vítimas da guerra. A oração será na Praça da Igreja.

De lá, o Papa seguirá para Qaraqosh. Nesta cidade ao norte do Iraque, o Papa terá um encontro com a comunidade na igreja da Imaculada Conceição. Francisco fará um discurso e rezará a oração mariana do Angelus.

De volta a Erbil, a celebração da Santa Missa no Estádio “Franso Hariri”. Ao término, o Santo Padre retornará a Bagdá.

Fim da viagem: 08/03

Na segunda-feira, 8, o Papa participará da cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Bagdá. Concluindo sua 33ª viagem internacional, retornará a Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo