AUDIÊNCIA COM MILITARES

A tecnologia nunca deve se submeter a interesses de poder, afirma Papa

Em audiência com membros da Aeronáutica Italiana neste sábado, 9, Francisco destacou o serviço prestado pelos militares sob diferentes perspectivas

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco cumprimenta militares da Aeronáutica Italiana durante audiência / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

O Papa Francisco encontrou-se, neste sábado, 9, com membros da Aeronáutica Militar Italiana. A audiência se deu por ocasião do primeiro centenário de fundação da instituição. O Pontífice cumprimentou os militares presentes e, na sequência, fez um breve discurso.

Ele iniciou afirmando que estes 100 anos podem ser compreendidos sob diferentes perspectivas. A primeira é a do progresso científico, que transformou a vida da humanidade, passando de pequenas aeronaves a sistemas de engenharia aeroespacial que conseguem alcançar até mesmo o espaço extraterrestre.

Neste contexto, o Santo Padre reiterou que a pesquisa, a inovação e as novas tecnologias jamais devem se submeter a interesses de poder ou usos que podem lesar outras pessoas. Pelo contrário, elas devem sempre ser endereçadas ao bem integral do homem e ao desenvolvimento de todos os povos. “Neste caminho o vosso serviço é e continuará a ser um precioso serviço à paz”, pontuou Francisco.

Serviço em defesa da vida, da paz e da justiça

Este serviço trata-se justamente da segunda perspectiva. O Papa recordou que, no início, os militares eram necessários sobretudo nos tempos de guerra. Atualmente, porém, a Aeronáutica intervém em muitos outros contextos, como desastres naturais e missões humanitárias e no campo da saúde, como o transporte aéreo de doentes. “É um compromisso que vos honra, a partir do qual compreendemos a profundidade do vosso serviço à pátria, extensivo à grande família humana”, sublinhou o Pontífice.

Por fim, ele citou a perspectiva humana, apontando para a defesa, o acolhimento e o socorro às pessoas, com o apoio do ministério dos capelães, e para a transmissão de valores e a formação humana ao serviço do Estado e dos cidadãos. “Sois homens caracterizados por uma grande paixão, compromisso, coragem e motivação; prontos para pagar o preço do esforço e, às vezes, da vida”, sinalizou o Santo Padre.

No final do seu discurso, Francisco concluiu que, em meio a tantos conflitos por todo o globo, “a custódia desta riqueza humana representa a melhor garantia de que o vosso compromisso visa sempre a defesa da vida, da justiça e da paz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo