AUDIÊNCIA COM JOGADORES

Papa: não importa se vencemos ou não, o que importa é o exemplo dado

Em audiência com a delegação do Celtic Football Club, da Escócia, Francisco pediu aos jogadores que nunca percam a dimensão amadora do esporte

Da Redação, com Vatican News

Papa recebeu a camisa do Celtic, clube de futebol escocês, em audiência com delegação do time nesta quarta-feira, 29 /Foto: Vatican Media/IPA via Reuters

Nesta quarta-feira, 29, o Papa Francisco recebeu em uma audiência a delegação do Celtic, clube de futebol escocês. Com raízes católicas, a equipe disputou nesta terça-feira, 28, uma partida contra a Lazio, da Itália, e aproveitou a visita a Roma para se encontrar com o Santo Padre.

Ainda se recuperando da gripe e da inflamação pulmonar que levou ao cancelamento dos compromissos do sábado, 25, e da viagem a Dubai para a COP 28 entre os dias 1º e 3 de dezembro, o Pontífice saudou brevemente os jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes. Na sequência, um padre fez a leitura das palavras preparadas pelo Papa para este encontro.

Dar o exemplo

No início do texto, Francisco lembrou que, ainda que seja preferível vencer uma partida a perdê-la, esse não é o aspecto mais importante do jogo. “O que mais importa é o exemplo que você dá, tanto ganhando quanto perdendo, dentro e fora de campo”, afirmou, de virtudes como a coragem, a perseverança, a generosidade e o respeito pela dignidade do próximo.

Recordando a fundação do Celtic em 1887, o Santo Padre indicou que o clube surgiu para aliviar a pobreza na cidade de Glasgow. “Esta foi uma iniciativa verdadeiramente caritativa, em benefício dos mais pobres entre os nossos irmãos e irmãs”, observou. Contudo, o Pontífice fez um alerta às mudanças atuais no mundo do futebol, cada vez mais orientado pelos interesses econômicos.

Leia mais
.: Papa ressalta valor do trabalho em equipe no mundo do esporte

.: Treino, disciplina e motivação: esporte é metáfora da vida, indica Papa

Ele pontuou que este legado do Celtic atribui aos representantes da equipe a responsabilidade de ser bons exemplos, especialmente para os jovens. O alto nível exigido de um jogador profissional, sublinhou, não diz respeito apenas às habilidades esportivas, mas também à integridade pessoal.

“Neste sentido, os homens e as mulheres não devem vê-los apenas como bons jogadores de futebol, mas também como pessoas capazes de delicadeza, homens de grande coração, capazes de serem administradores sábios dos muitos benefícios de que gozam graças à sua posição social afortunada”, declarou o Papa, no texto, exortando que cada um continue a “recordar e testemunhar tudo o que faz do futebol um esporte verdadeiramente bom e nobre”.

Não perder a dimensão amadora

Após o encerramento da leitura, Francisco ainda dirigiu algumas palavras aos participantes da audiência. Ele manifestou que, no esporte, talvez o mais bonito seja a gratuidade, expressa na beleza de jogar junto. “Não importa se vencemos ou não, não importa. Todos lutam para vencer, mas a vitória não é o objetivo, e pode ser uma derrota: a vitória é todo o processo de jogar juntos, de trabalhar em equipe. Mantenha-o amador. Esta é a parte mais bonita do esporte”, pediu o Pontífice, que cumprimentou cada um dos presentes na sequência.

Resultado do jogo

Na partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, principal competição de clubes de futebol da Europa, o Celtic foi derrotado pela Lazio por 2 a 0. Com o resultado, o clube escocês foi eliminado da competição, enquanto a equipe italiana avançou para as oitavas de final.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo