Bento XVI nos Estados Unidos

Papa destaca a força da Palavra de Deus em Missa de despedida

O Papa Bento XVI rezou na tarde de hoje, 20, a missa de encerramento de sua visita apostólica aos Estados Unidos. A celebração aconteceu no estádio de beisebol dos Yankees em Nova Iorque.

A bordo do papamóvel, o Santo Padre atravessou o estádio até o local onde foi instalado um altar para a última missa de sua visita e foi acolhido por mais de 50 mil pessoas. O Pontífice foi recebido pelo arcebispo de Nova Iorque, Cardeal Eduardo Egan e por líderes políticos.

Confira também:
.: Bento XVI reza no “Marco Zero” em Nova Iorque
.: Discurso do Papa aos jovens e seminaristas
.: Todas as notícias da Viagem de Bento XVI
.: FOTOS da viagem do Papa aos Estados Unidos

Em sua homilia, Bento XVI falou sobre os duzentos anos da criação das dioceses de Nova Iorque, Bóston, Filadélfia e Louisville e afirmou que a celebração constitui um sinal do impressionante crescimento que Deus concedeu à Igreja nos Estados Unidos nestes dois séculos. E afirmou que a Igreja na América foi edificada na fidelidade aos mandamentos do Amor a Deus e ao próximo e através das suas obras educativas, caritativas e sociais, contribuiu também para o crescimento da sociedade americana no seu conjunto.

O Pontífice destacou a força da Palavra de Deus, encarnada em Jesus Cristo. “Ela consegue criar uma unidade capaz de transcender as divisões”, disse.

Falando aos fiéis presentes, o Santo Padre explicou que “a verdadeira liberdade é dom gratuito de Deus, fruto da conversão à sua verdade, aquela verdade que os torna livres”.

“Nesta terra de liberdade religiosa, os católicos encontraram não só a liberdade de praticar a própria fé, mas também de participar plenamente na vida civil, levando consigo as próprias convicções morais, cooperando com os vizinhos no forjar de uma vibrante sociedade democrática”, destacou Bento XVI.

Ao final da homilia, o Santo Padre encorajou os presentes a prosseguir com firme determinação usando com sabedoria as bênçãos da liberdade, para construir um futuro de esperança para as gerações futuras.

Com a missa no estádio dos Yankees, o Papa encerra sua visita de seis dias aos Estados Unidos; é a oitava viagem apostólica do sumo pontífice fora do Vaticano desde sua nomeação há três anos para a sucessão de São Pedro.

O Papa deve partir às 20h30 (21h30 de Brasília) em direção a Roma, onde aterrissará às 10h45 (5h45 de Brasília) desta segunda, 21.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo