O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, fez hoje, 23, um balanço da visita de Bento XVI a África neste dias e destacou a grande acolhida do povo africano ao Santo Padre nos dois países. “O Papa ficou muito contente e encorajado”, disse.
Segundo ele, Bento XVI deixa uma mensagem grande de esperança aos africanos, dirigindo-se às forças vivas da Igreja, em encontros significativos, como foi o dos jovens e das mulheres. “O Pontífice enfrentou os grandes temas da realidade africana de hoje: a reconciliação, a paz, a reconstrução, a construção de uma verdadeira democracia, o respeito pelos direitos do homem, as vias para um real desenvolvimento e progresso, a solidariedade internacional, com relações também comerciais, políticas, que ajudem o desenvolvimento, que sejam inspirados na justiça e na honestidade, que não alimentem depois interesses particulares ou a corrupção”, destacou.
Padre Lombardi disse haver uma satisfação recíproca, após esta visita. “Como nos anos precedentes, o Papa disse: ‘Vim para encorajá-los e dar o meu apoio para seus problemas, mas fui encorajado também por seu amor, por seu entusiasmo, por sua confiança”.
E enfatizou o empenho do Santo Padre, inclusive sob o forte calor, em fazer seu serviço e dar sua contribuição ao povo da África.
Saiba mais
.: Todas as notícias do Papa na África
Leia também:
.: Peregrine na Terra Santa durante a visita do Papa