Entrevista

População de Camarões vai às ruas para ver o Papa

O Ministro da Embaixada do Brasil em Camarões, Marcos André Rouanet de Mello, que está na capital Yaoundé acompanhando as atividades do Papa Bento 16 a Camarões, conta sua impressão nesse segundo dia da visita do Pontícice ao continente africano. O Ministro ressaltou que pessoas de todas das partes de Camarões, inclusive do interior do país, estão se deslocando para a cidade de Yaoundé a fim de estar mais próximo do Santo Padre.

noticias.cancaonova.com: O senhor já participou de quais momentos dessa visita de Bento 16 a Camarões?

Marcos Rouanet: O corpo diplomático, em Camarões, participou da recepção de chegada do Papa ao aeroporto da capital, Yaoundé. Amanhã, nós vamos participar da Missa da manhã no maior estádio da cidade. Vai ser uma Missa a céu aberto.

noticias.cancaonova.com: Como tem sido a repercussão dessa visita junto às autoridades camaronenses?

Marcos Rouanet: Junto às autoridades e à população, tem sido muito emocionante. Pessoas vêm do interior do país, muito pobres, com seus próprios meios. Elas estão todas nas ruas simplesmente para ver o Papa passar.

noticias.cancaonova.com: O que mais chamou a atenção do senhor em Bento XVI diante daquilo que ele já falou ao povo africano?

Marcos Rouanet: O Papa é uma pessoa impressionante. Ontem, eu tive a oportunidade de falar com ele quando ele cumprimentou todos os chefes de missão. Quando eu me apresentei e disse que era do Brasil, ele ficou bastante sensibilizado, comentou de sua visita ao Brasil e disse que tinha um especial apreço e carinho pelo povo brasileiro.
Ele passa uma imagem e um carisma muito fortes. Agora, o que me impressiona mais em Bento 16 é a capacidade intelectual que ele tem; é um teólogo, um pensador profundo. Ao contrário do seu antecessor João Paulo II, que era um homem de comunicação e mais extrovertido, Bento 16 é um homem introvertido, mais voltado à meditação, à crítica e ao pensamento. Mas, de todas as formas, ele passa uma emoção muito forte, um carisma que nos deixa impressionados. Eu me senti um privilegiado de ter podido cumprimentá-lo pessoalmente e ter sido abençoado por ele.

noticias.cancaonova.com: Pelas imagens acompanhadas do Brasil, percebe-se que o povo africano está muito feliz com a presença do Papa. Como está o clima deles com a presença do Pontífice?

Marcos Rouanet: É uma festividade popular. Nós nos emocionamos ao ver os sacrifícios que as pessoas fizeram para ver o Papa passando. E o governo também está muito satisfeito com a vinda dele. É curioso, porque, é a terceira vez que um Papa vem a Camarões. João Paulo II esteve aqui por duas vezes, sendo que a segunda foi em 1995; e a primeira visita do papa Bento 16, na África, é também em Camarões. Coincidência ou não, isso impressiona por ser um país relativamente pequeno, no qual apenas 25% da população é católica. Ter dois Papas aqui, em tão poucos anos, é algo impressionante.

Leia mais:
.: Todas as notícias do Papa na África

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo