O Papa Bento XVI deixou nesta manhã Iaundé, capital de Camarões despedindo-se das autoridades civis e religiosas, como também dos fiéis deste país.
Na cerimônia de despedida da qual participou o presidente Paul Biya, o papa fez um breve discurso no qual agradeceu a todos pelo generoso acolhimento que lhe foi reservado nestes dias. “O calor do sol africano encontrou o seu reflexo no calor da hospitalidade que me foi oferecida”, disse Bento XVI.
Depois de saudar todos aqueles que colaboraram para a realização da viagem apostólica, agradeceu principalmente todos aqueles que rezaram instantemente para que esta visita pastoral pudesse ser frutuosa para a vida da Igreja na África. “Peço-vos – disse o Papa – que continueis a rezar para que a Segunda Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos se demonstre um tempo de graça para a Igreja em todo o continente, um tempo de renovação e de novo empenho na missão de levar a mensagem salvífica do Evangelho a um mundo dilacerado.
O Papa recordou ainda o comovedor encontro de ontem no Cardinal Léger Center, onde constatou o cuidado reservado aos doentes e aos deficientes, os membros mais vulneráveis da nossa sociedade. Esta compaixão semelhante à de Cristo é um sinal seguro de esperança para o futuro da Igreja e para o futuro da África.
O meu encontro com membros da comunidade muçulmana aqui em Camarões foi outro acontecimento importante que guardo comigo, disse o papa. Enquanto vamos caminhando para uma maior compreensão recíproca, rezo para que cresçamos também no respeito e estima de uns pelos outros, e fortaleçamos a nossa decisão de colaborar na proclamação da dignidade dada por Deus à pessoa humana, uma mensagem que um mundo cada vez mais secularizado precisa ouvir.
“A razão principal que me trouxe aos Camarões – disse o Papa – foi naturalmente visitar a comunidade católica. Deu-me grande alegria poder passar alguns momentos fraternos com os Bispos e celebrar a Liturgia da Igreja juntamente com tantos fiéis. Vim aqui precisamente para partilhar com vocês o momento histórico da promulgação do Instrumentum laboris para a Segunda Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos. Este é verdadeiramente um momento de grande esperança para a África e para o mundo inteiro”.
E finalizou fazendo uma exortação: “Povo de Camarões convido-o a aproveitar o momento que o Senhor vos deu. Respondei ao seu apelo que vos empenha a levar reconciliação, cura e paz às vossas comunidades e à vossa sociedade. Trabalhai para eliminar a injustiça, a pobreza e a fome, onde quer que se encontrem. Deus abençoe este belíssimo país, a “África em miniatura”, um país prometedor, um país glorioso. Deus vos abençoe a todos.”
Leia mais
.: Vídeo – Papa se despede de Camarões
.: Todas as notícias do Papa na África