Atendendo a imprensa

Padre Lombardi concede nova coletiva de imprensa no Vaticano

Em coletiva aos jornalistas, porta-voz do Vaticano falou sobre último tweet do Papa

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI publicará o seu último tweet no momento em que deixar o Vaticano, logo mais, às 17h (horário em Roma, 13h, no horário de Brasília) para ir a Castel Gandolfo. Essa foi a informação dada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, durante entrevista coletiva concedida no final desta manhã, 28.

A coletiva foi para falar da audiência dos cardeais com o Papa e para esclarecer alguns procedimentos para os próximos dias e para o dia de hoje, que é o último do pontificado de Bento XVI.

Após o último tweet, padre Lombardi informou que, conforme já havia pontuado o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o perfil do Papa no twitter ficará suspenso, deixando a possibilidade do novo Papa retomá-lo, caso queira.

No início da coletiva, padre Lombardi recordou que foram 144 cardeais presentes na Sala Clementina e evidenciou algumas passagens do discurso de Bento XVI aos purpurados. Uma particularidade destacada por ele foi o ato de obediência que o Papa já fez ao seu sucessor. Segundo o porta-voz, foi um ato não previsto e extremamente expressivo do Papa.

E entre tantas mensagens que o Papa recebeu, nestes dias, padre Lombardi informou sobre uma carta dos sacerdotes, bispos, religiosos e leigos da China. Segundo o porta-voz, uma mensagem muito bela, que recorda com gratidão todas as vezes nas quais o Papa Bento XVI dirigiu-se com amizade, atenção e coragem à China, também nos momentos do terremoto e coisas assim. “É uma carta muito bonita de gratidão”, disse.

Sobre a presença dos jornalistas nestes dias particulares, informou-se que são 3.641 jornalistas credenciados, de 24 línguas diferentes e 61 países diferentes. Atendendo à demanda da imprensa, padre Lombardi voltou a confirmar que Bento XVI virá a saber da eleição do novo Papa somente pelo anúncio do Protodiácono. Sobre o anel de pescador, ele acrescentou que será inutilizado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo