Em Roma

É tempo de sentir com a Igreja, diz Dom Odilo em Roma

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

dom_odilo_roma

O Cardeal Dom Odilo em Roma para os trabalhos do Conclave

O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, já está em Roma para viver os últimos momentos do pontificado de Bento XVI e também participar dos trabalhos do Conclave que elegerá o novo Sucessor de Pedro. O prelado brasileiro chegou à capital italiana, para a última audiência geral com o Papa, que aconteceu na última quarta-feira, dia 27, um momento histórico para a Igreja que Dom Odilo destacou como “emocionante e profundo”.

“O Papa, na audiência, falou de uma maneira profunda e, ao mesmo tempo, transparente sobre o que significava a sua renúncia, fazendo também um convite para que a Igreja viva o essencial de sua fé: a confiança em Jesus Cristo, que não abandona a Sua Igreja. Nós sabemos que as pessoas passam, o Papa também passa, mas a Igreja permanece”, disse o Cardeal.

Durante entrevista com com a equipe de jornalismo da Canção Nova, Dom Odilo salientou que Bento XVI deixa um grande legado para a Igreja, como um pastor que soube falar de assuntos profundos de uma forma simples.  “O Ano da Fé, por exemplo, é um grande legado de Bento XVI, que chama a Igreja a renovar a sua fé. Junto a isso podemos também destacar o convite para uma Nova Evangelização, cuja exortação apostólica, do último Sínodo dos Bispos, realizado em outubro de 2012, ficará para o próximo Papa, mas foi Bento XVI quem alertou a Igreja para este novo impulso evangelizador. Recordemos também que, no Sínodo dos Bispos, em 2008, o Papa chamou toda a Igreja a se voltar para a centralidade da Palavra de Deus. Então, parece-me que o grande legado que Bento XVI deixa para nós são essas chamadas para vivermos o essencial da nossa fé.”

Falando dos trabalhos do Conclave e de toda a especulação que se cria em torno dos cardeais e do futuro Papa pela mídia em geral, Dom Odilo ressaltou que é tempo de unidade e oração pela Igreja. “Eu tenho falado e torno a repetir: vamos viver este tempo com fé e unidos à Igreja. Se nós ficarmos ouvindo os comentários, as especulações, podemos ficar muito confusos. Então, vamos ficar com a Igreja, sentir por dentro dela, vendo com um olhar de fé aquilo que está se passando, neste tempo, sem nos deixar amendrontar”, concluiu o Cardeal.

No vídeo abaixo, Dom Odilo fala sobre a última catequese com Bento XVI e o Conclave.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo