Os trabalhos continuam...

Manifestações pelo país não afetam JMJ, diz Dom Orani

Os protestos, segundo o arcebispo, são democráticos e devem acontecer, pacificamente.

Da redação, com Rádio Vaticano

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, afirmou que as manifestações ocorrentes no país não preocupam, nem afetam a realização da Jornada Mundial da Juventude. “Conversando com autoridades da inteligência brasileira, disseram que nada disso afeta a Jornada Mundial da Juventude. A JMJ continua bem tranquila nesse sentido, tem o seu trabalho e sua missão levados à diante. Nós continuamos com todo trabalho”, disse o presidente do Comitê Organizador Local da Jornada.

De acordo com o arcebispo, os manifestos também não causam nenhuma preocupação no sentido de segurança das pessoas que participarão da JMJ Rio2013. Segundo ele, estas manifestações acontecem em lugares específicos da cidade com o apoio da PM, e os exageros de alguns grupos minoritários procuram ser, com a polícia à frente, bem coordenados.

Os manifestos fazem parte de um país democrático, diz Dom Orani, e demonstram a voz do povo insatisfeito e que reivindica um Brasil mais justo, com mais saúde e educação para a população.

É nesse sentido que Dom Orani destaca a JMJ como um evento positivo, que traz também o sonho da juventude consigo. “Uma juventude que tem valor; valores cristãos que também querem mudar o mundo com um coração de justiça e de paz e que pode dar um olhar diferente para estas reivindicações aqui no Brasil, na sua maioria, com o desejo de buscar tempos melhores”.

Para o arcebispo, a Jornada é uma boa proposta para que a juventude de todo o mundo manifeste seu desejo de fazer a diferença, impulsionada por valores cristãos. Segundo ele, os católicos, por meio da JMJ, podem também reivindicar e colaborar para a melhoria das realidades no país.

Veja também: Jovens intensificam manifestações em São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo