Como vou comer na JMJ?

Logística da alimentação na JMJ

Por Daniel Machado
*atualizado 07/07/2013

A Jornada Mundial da Juventude está às portas, e muitas são as informações buscadas pelos peregrinos em relação à organização deste grande evento.

Além dos eventos oficiais da JMJ, como as catequeses, o festival da juventude e os encontros com o Papa Francisco, é preciso uma infraestrutura muito bem pensada para suprir as necessidades básicas dos peregrinos, como alojamento, transporte e alimentação.

Segundo Nelson Mamede, diretor responsável do setor de alimentação da JMJ, o sistema de alimentação será um dos grandes legados deixado pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. “Foi feito um estudo aprofundado sobre as necessidades calóricas que os peregrinos precisam durante estes dias”, disse Nelson, que ainda frisou a preocupação da organização em atender até mesmo pessoas com necessidades especiais de alimentação, como alimentos isento de glúten.

“O programa do peregrino é ir à catequese é lá receber o café da manhã que será distribuído em forma de Kits. Depois disso, ele ficará livre para alimentar-se na cidade do Rio de Janeiro por meio de um cartão Ticket”, diz Nelson.

O kit convencional do café da manhã contém achocolatado, suco, bolo, torrada, requeijão e pasta de chocolate. Para diabéticos e celíacos será servido um kit especial. 

Segundo Nelson, este cartão possui um valor de 30 reais por dia e é cumulativo, ou seja, se o peregrino gastou somente 20 reais no dia, ele terá 40 reais para usufruir no dia seguinte.

Veja abaixo o vídeo sobre alimentação na JMJ

Mas como saber quais lugares aceitarão o cartão?

Em primeiro lugar, o cartão do peregrino será o mesmo que os cidadãos da cidade já utilizam em toda a rede de restaurantes do Rio de Janeiro, mas, mesmo assim, um amplo número de estabelecimentos (mais de 130) já se cadastraram para servir o ‘menu peregrino’, o qual inclui o prato ‘Carioca’: 1 refeição (com componente principal de carne, peixe, aves ou ovos; acompanhamento de arroz e feijão e guarnição como massas, farofas, suflês, verduras, legumes refogados) 1 bebida e 1 sobremesa; tudo isso com um preço diferenciado. Desta forma, o peregrino fica livre para comer em restaurantes cadastrados ou em outros. Vale lembrar que este cartão será oferecido somente para os peregrinos que optaram pela alimentação quando fizeram a sua inscrição.

Como será alimentação em Guaratiba?

Segundo Nelson, também será montado uma megaestrutura de alimentação incluindo o Kit Vigília, contendo 5 refeições: almoço de sábado, jantar de sábado, café da manhã de domingo, almoço de domingo e lanche.

Os peregrinos que não optaram pela alimentação, quando fizeram a inscrição, poderão adquiri-la durante a vigília através de pagamento no local.

Veja sobre:

.:Transporte será reforçado durante os dias de JMJ

.: Esquema de segurança para a JMJ

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo