DESPEDIDA

Papa despede-se de Lisboa, capital portuguesa que acolheu a JMJ

“Obrigado a ti, Lisboa, que ficarás na memória destes jovens como «casa de fraternidade» e «cidade de sonhos»”, agradeceu Francisco

Da Redação, com Vatican News

Portugal – O Presidente Português Marcelo Robelo de Sousa acompanha o Papa Francisco na cerimônia de despedida na base aérea de Figo Maduro, em Lisboa, antes do voo de volta a Roma. / Foto: Vatican Media / CPP/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Depois do anúncio ao final da Missa da próxima Jornada Mundial da Juventude em Seul, em 2027, e do último compromisso desta 42ª Viagem Apostólica de seu pontificado – o encontro com os voluntários no Passeio marítimo de Algés – o Santo Padre dirigiu-se à Base Aérea de Figo Maduro, distante 17,3 km.

O presidente da República Marcelo Rebelo, que participou de todos os encontros do Papa durante a JMJ, o aguardava no Hangar da Base Aérea para uma breve troca de impressões na VIP Lounge. Antes de embarcar no avião da TAP Air Portugal, sempre acompanhado pelo presidente Rebelo, Francisco saudou as delegações presentes na pista e passou pela Guarda de Honra.

O avião decolou da Base Aérea às 18h22, horário local. Depois de percorrer 1.968 km em 3 horas, o voo que o traz de Lisboa para Roma deverá aterrissar no Aeroporto Fiumicino por volta das 22h20, horário italiano.

Durante o voo, terá lugar a tradicional coletiva de imprensa, momento em que Francisco responde às perguntas de alguns dos cerca 75 jornalistas presentes no voo e agradece por seu trabalho.

Lisboa, “casa de fraternidade” e “cidade de sonhos”

 “Todos, todos, todos”, a exortação “não tenham medo” e o convite aos jovens a serem “seres luminosos” para iluminar este mundo. Não poucas palavras, pronunciadas repetidas vezes pelo Papa Francisco ao longo dos seus 11 discursos e homilias nesta Jornada da Juventude, acompanharão o regresso ao “vale do cotidiano” de milhares de jovens de todo o mundo que dela participaram, e que recordarão de Lisboa como «casa de fraternidade» e «cidade de sonhos».

Também Francisco levará consigo as tantas imagens que lhe ficaram impressas nos intensos dias vividos entre Lisboa, Caiscais e Fátima. Aos jornalistas no voo Roma-Lisboa disse que voltaria rejuvenescido ao Vaticano, o que ficou perceptível já nos primeiros dias, visto ter se deixado contagiar pela alegria e motivação dos jovens logo cedo. Sentindo-se absolutamente à vontade por onde passou e com quem se encontrou, usou as linhas preparadas antecipadamente de seus pronunciamentos apenas como trampolim para externar longas reflexões que brotavam espontaneamente de seu coração. A serenidade estampada em seu rosto e o olhar de compaixão quando passava em meio à multidão de papamóvel, especialmente quando encontrava crianças e enfermos, saltava aos olhos, fazendo eco ao lema inscrito no brasão de seu pontificado MISERANDO ATQVE ELIGENDO.

Despedida da Nunciatura

Depois da celebração da Missa e do almoço, o Papa Francisco despediu-se dos benfeitores e funcionários da Nunciatura Apostólica que o acolheram durante sua estadia em Portugal, para então dirigir-se ao encontro com os voluntários. Como souvenir, entregou à Nunciatura a medalha comemorativa da JMJ, obra da artista Amália Mistichelli.

No anverso, o Brasão do Papa Francisco e na borda, FRANCISCVS PONTIFEX MAXIMUVS. 
No Reverso: Ao centro, entalhada na esfera armilar, encontra-se a Catedral Patriarcal de Santa Maria Maior, igreja matriz e principal local de culto católico da cidade de Lisboa.

Ao seu redor, em sentido circular, desenvolve-se a expressão latina “DIES MVNDIALIS IVVENTVTIS LISBONAE MMXXIII” e acima, entre as duas torres, destaca-se o logotipo da JMJ.

Em círculo, em direção ao lado externo, as efígies dos 13 Padroeiros da Jornada Mundial da Juventude, todos Santos ou Beatos, que dedicaram suas vidas ao serviço dos jovens. Treze luzes de santidade escolhidas pela diocese de Lisboa como exemplos de virtude para os participantes da JMJ: São João Paulo II, São João Bosco, São Vicente, Santo Antônio, São Bartolomeu dos Mártires, São João de Brito, Beata Joana de Portugal, Beato João Fernandes, Beata Maria Clara do Menino Jesus, Beato Pier Giorgio Frassati, Beato Marcel Callo, Beata Chiara Badano e Beato Carlo Acutis.

Medalha comemorativa da JMJ Lisboa 2023

Medalha comemorativa da JMJ Lisboa 2023

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo