Há 25 anos no ar, o Preservação Ambiental mostra as riquezas do Brasil e inspira o cuidado com a natureza. Nesta reportagem, jovens universitários se juntam à equipe em uma trilha no Parque Nacional do Itatiaia.
Reportagem de Laura Lo Monaco
Imagens de Reinaldo Esteves, Cristiano Garcez e Lucas Corrêa
A nossa aventura começou junto com o Nascer do Sol. O destino é o Parque Nacional do Itatiaia, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Primeiro Parque Nacional do País, o Itatiaia abriga três das 10 montanhas mais altas do Brasil e preserva uma das áreas mais ricas da Mata Atlântica, lar de uma biodiversidade única.
Foram quase 3 km de trilha até o Cume da Pedra Furada. O caminho exigiu preparo e superação. Trechos íngremes, outros mais leves, momentos em que a mata se fechava e outros em que o sol abria a passagem.
A cada passo, um desafio vencido. A cada gesto de ajuda, um laço de amizade fortalecido. Daqui a gente tem uma vista panorâmica dos três estados, aqui é o bairro da Paraíba Paulista. Aqui a gente tem Minas Gerais e, desse lado, o Rio de Janeiro. E essa vista maravilhosa é o presente que a gente tem depois de uma longa e incrível caminhada, passinho a passinho ao alto.
“É lindo de ver. É muito mais além da janela do meu quarto. Aqui você vê um mundo diferente, não vê prédio, você vê a natureza do jeito que ela deveria ser”, disse a aluna da Faculdade Canção Nova, Aysha Azevedo.
“Muito mais do que chegar aqui e ver essa beleza é o quanto Deus fala conosco durante o percurso. Existem momentos que são mais difíceis e que a gente acha que não vai conseguir, mas quando chega aqui realmente vale a pena. Então é uma experiência incrível e eu tô amando”, contou a missionária da Comunidade Canção Nova, Fernanda Lima.
“Vir aqui, lutar por esse desafio, por esse objetivo e conseguir, tudo graças à intercessão de Pier Giorgio, que está me ajudando a contemplar a Deus de uma outra forma, através da natureza, adorar a Deus olhando a natureza que Ele criou”, expressou o aluno da Faculdade Canção Nova, João Saggioro.
Despertar nas pessoas o amor pela criação e o cuidado com o meio ambiente faz parte da missão da comunidade Canção Nova. “Quando a gente mostra o que é belo, a gente causa dentro do coração das pessoas atitudes em pró da natureza. E a gente entende que a natureza é um grande jardim de Deus. Isso foram palavras do padre Jonas. E agora com as encíclicas que foram publicadas pelo Papa Francisco, agora o próprio Papa Leão atualizando também as nossas necessidades, essa nossa vocação de cuidar da Casa Comum, sempre ressoou dentro do coração essa inspiração do coração do padre Jonas lá atrás”, concluiu o apresentador do Preservação Ambiental, Marcelo Chaves.




