Especial 30 anos

O que Padre Jonas Abib dizia sobre a evangelização pela internet?

Padre Jonas sempre incentivou o uso da internet como instrumento para evangelizar as pessoas que não seriam atingidas de outra maneira, e seu legado de evangelização continua se perpetuando 

Kelen Galvan
Da redação

O saudoso Padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova falecido em 2022 / Foto: Arquivo Canção Nova

“A internet é o meio de comunicação do novo milênio. A definição não é minha, é de João Paulo II. Então, é claro que a Canção Nova só poderia entrar nesse meio, porque Deus nos quer evangelizando através de todos os meios de comunicação”. Esta afirmação é do fundador da Canção Nova, Padre Jonas Abib, nos primeiros anos do Portal Canção Nova.

A Canção Nova começou a utilizar a internet a partir do ano de 1995, mas com o lançamento do portal cancaonova.com, no ano 2000, sua evangelização no ambiente digital alcançou um crescimento progressivo, atingindo pessoas em todo o mundo.

Nesta época, Padre Jonas já considerava este meio de comunicação como algo “maravilhoso”, principalmente por permitir a interatividade. “Não somos nós falando à pessoa, há uma intercomunicação e, mais do que nunca, as pessoas estão buscando isso. Elas precisam, elas buscam uma interatividade. Deus nos deu esse meio. Nós só poderíamos usá-lo e usá-lo de cheio”, afirmava.

Contudo, ele já reconhecia os riscos do ambiente virtual. “Nós estamos lançando as redes num mar muito perigoso, porque infelizmente, a internet também está fazendo muito mal. É claro que nós precisávamos estar lá. Eu até digo, a internet é um meio de risco, porque na internet se encontra de tudo. Deus nos queria ali jogando nossa rede e, mais do que tudo, levando a presença e a ação de Deus para atingir pessoas que de outra maneira não seriam atingidas”, dizia.

Porém, apesar disso, ele sempre incentivou a Canção Nova a ser “ousada” e “chegar lá onde as pessoas precisam ser atingidas, mesmo que estejam no maior risco”, afirmava.

Layout da página do Padre Jonas Abib, em 2003 / Foto: Arquivo CN

Nos primeiros anos de estruturação do Portal Canção Nova, Padre Jonas fazia questão de visitar o departamento e dar direcionamentos sobre os conteúdos que gostaria que fossem abordados no site, conta Jorge Aparecido da Silva, que foi o responsável do setor nos primeiros 25 anos desta missão na internet. 

No aniversário de 25 anos da Canção Nova na internet, em 2020, padre Jonas reafirmou que “evangelizar pela internet é uma coisa maravilhosa” e que a intuição era crescer cada vez mais.

“Os meios estão correndo, e nós estamos aí correndo atrás dos meios (…) o que eu quero é que nós tenhamos, primeiro, essas aparelhagens e, segundo, que nós tenhamos essa posição de quem está evangelizando não pessoas próximas, mas evangelizando gente de muito longe, gente do mundo inteiro”.

Presença na internet

O próprio Padre Jonas Abib sempre foi presente na internet. Logo no lançamento do Portal, no ano 2000, criou-se um canal com mensagens mensais do fundador da Canção Nova. Nos primeiros anos, o próprio sacerdote escrevia algumas mensagens específicas para o portal. Mas também havia outras mensagens que eram extraídas de suas palestras/pregações.

Desde então, o canal passou por atualizações e traz conteúdos do Padre Jonas, trechos de pregações (em áudio e vídeo), artigos, mensagens e outras informações sobre ele e a Canção Nova.

Após sua morte, em dezembro de 2022, a página têm dado destaque ao seu legado de evangelização. “Mantemos no conteúdo 100% do legado do Padre Jonas na evangelização trazendo as pregações, artigos, mensagens, vídeos e trechos dos livros de sua autoria”, explica a missionária Sônia Venâncio Crozatto, atual responsável pela atualização da página.

Ela conta que as postagens acontecem três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) às 17h, no site padrejonas.cancaonova.com, e o conteúdo é produzido de acordo com o calendário litúrgico da Igreja. “Por exemplo, o que o padre Jonas pregou no Advento é o que o público vai encontrar nos posts de dezembro: homilia de Natal, como se preparar para a vinda de nosso Senhor, etc. Sua fala é muito atual!”, destaca Sônia.

Ela afirma que trabalhar com esse conteúdo é motivo de agradecimento. “Para mim é uma riqueza indizível. O contato diário com os ensinamentos do meu Pai Fundador gera em meu coração uma profunda gratidão e, ao mesmo tempo, um reconhecimento do tamanho da sua santidade”.

Segundo ela, o público que acompanha as postagens têm demonstrado “muita saudade, admiração e gratidão” pelos ensinamentos deixados pelo fundador da Canção Nova.

Padre Jonas também marcou presença nas redes sociais. Em 2009, ingressou no X (antigo Twitter), conta onde, atualmente, tem 224,7 mil seguidores. Em 2012, foi criada a página no Facebook (padrejonasabib), que atualmente conta com 484 mil seguidores. Em 2015, ampliou sua presença também com o Instagram (@padrejonasabib), que soma 647 mil seguidores. Após sua morte, as postagens têm feito memória de suas frases e trechos de seus vídeos.

Perfis no X, Facbook e Instagram do Padre Jonas Abib / Foto: Montagem Redes Sociais

Legado de evangelização

Por meio da internet, o legado de Padre Jonas Abib se estendeu a inúmeros lugares e pessoas que, de outra forma não seriam alcançadas. Ele investiu toda sua vida no anúncio do Evangelho e para “preparar um povo bem disposto para a segunda vinda de Jesus”, como disse tantas vezes.

“Os ensinamentos do Padre Jonas são um tesouro para todos que desejam viver a santidade no dia a dia. Sua voz profética, cheia do Espírito Santo, nos orienta com clareza e simplicidade, preparando-nos para caminhar com Deus e para o encontro definitivo com o Senhor”, enfatiza Sônia.

Ela incentiva os leitores a continuarem acessando o site e as redes sociais do Padre Jonas, pois são uma “fonte segura, pura e fiel” à Palavra de Deus e à Doutrina da Igreja Católica.

“Permita que esses conteúdos toquem o seu coração. E não guarde essa graça só para você: compartilhe com amigos, familiares e quem você deseja ver mais perto de Deus. Divulgue o site e as mídias do Padre Jonas e ajude a espalhar esta mensagem de fé e esperança”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo