Especial 30 anos

Chat, Mensagem do Dia e diversos canais: o início do Portal Canção Nova

“A Canção Nova foi pioneira na evangelização pela internet”; conheça trajetória dos primeiros anos e como o lançamento do portal ampliou esta missão na rede

Kelen Galvan
Da Redação

Foto: Arquivo Canção Nova

Chat Canção Nova, cobertura de eventos, conteúdos de formação… os primeiros anos do Portal Canção Nova foram marcados por grandes desenvolvimentos, mesmo contando com uma equipe pequena e precisando desbravar uma nova forma de comunicação. 

Luciana Silva Mascarenhas / Foto: Arquivo Pessoal

“A Canção Nova foi pioneira na evangelização pela internet”, ressalta Luciana Silva Mascarenhas, uma das primeiras contratadas para trabalhar nesta área na Canção Nova, juntamente com sua irmã Lucilene Silva.

Jovens e filhas de missionários da Comunidade, elas trabalharam no desenvolvimento de novas páginas para o site da Canção Nova. Luciana assumiu a função de webmaster, na época o nome do cargo de quem fazia o design, programação e gerenciamento do site. Além disso, ela auxiliava na atualização.

Leia também
.: Canção Nova na Internet: uma missão que começou há 30 anos 

A evangelização da Canção Nova pela internet começou em 1995. Após algumas versões, no final deste mesmo ano, foi lançado o site www.cancaonova.org.br, que apresentava uma página simples, com algumas informações sobre a Canção Nova, mas que já continha três links: para a TV ao vivo, a Rádio ao vivo e o Santo do Dia. Luciana começou a trabalhar no site em 1997 e sua irmã chegou em 1999. 

“No início, éramos somente eu e minha irmã Lucilene, nós produzimos muito: criamos diversos sites para os departamentos da Canção Nova, para as Casas de Missão e, além do conteúdo institucional, acrescentamos interatividade”, recorda.

Ela lembra que o maior desafio nesta época era que tudo estava começando, não apenas para a Canção Nova, mas para a própria internet no Brasil.

Interface Chat CN / Foto: Arquivo CN

No ano de 1998, foram disponibilizadas páginas informativas e interativas, como o Chat Canção Nova (Chat CN), e foi realizada a primeira cobertura online. “O evento foi o 1º Rodeio com Cristo, em Cachoeira Paulista. Fotos, vídeos, entrevistas e os resultados das provas eram publicados em tempo real em um site exclusivo para o evento. E os visitantes podiam conversar com os peões participantes através do Chat CN. A partir desse momento, todos os eventos da Canção Nova em Cachoeira Paulista passaram a contar com cobertura online”, lembra Luciana.

Ela destaca que o Chat CN foi um grande sucesso na época e recebia convidados especiais em suas salas, além de oferecer atendimentos de oração ao vivo, conduzidos pelo missionário Zezinho.

Portal Canção Nova

O missionário Jorge Aparecido da Silva, precursor do uso da internet na Canção Nova e responsável pelo departamento de TI por 25 anos, explica que após alguns anos, o mercado passou a adotar como padrão o domínio .com, e a Canção Nova quis se adaptar a essa realidade.

Jorge Aparecido da Silva / Foto: Arquivo Pessoal

“Apesar de termos os três domínios (cancaonova.org.br; cancaonova.com.br), o que pegou ‘como moda’ foi ‘cancaonova.com’”, e a Canção Nova se adequou a esse padrão”, explica.

Lançado em 25 de novembro do ano 2000, o Portal Canção Nova era muito mais estruturado, já com versões em inglês e espanhol. O novo portal disponibilizou mais de dez canais, entre os quais “Matérias” (que depois tornou-se o ‘Notícias’), “Música”, “Cantinho da Criança”, “Entrevistas”, “Eventos”, “Pedido de Oração”, “Santo do Dia” (anos depois tornou-se o “liturgia diária”), “Chat CN” e o “Rosário online”.

“Com esse lançamento, conseguimos ampliar nossa equipe, garantir notícias atualizadas diariamente, artigos de formação (Portal PHN). Um dos grandes destaques foi a criação do ‘Mensagem do Dia’, escritas por Padre Jonas Abib, Luzia Santiago e Ricardo Sá, traduzidas e publicadas também em inglês e espanhol. Além de vender os produtos da Canção Nova pela loja virtual e permitir o cadastro online de novos sócios Canção Nova”, recorda Luciana Mascarenhas.

As irmãs, Lucilene e Luciana com Padre Jonas / Foto: Arquivo CN

Jorge conta que Padre Jonas Abib visitou o departamento de internet muitas vezes, sempre com orientações sobre as matérias e os conteúdos a serem abordados. “Ele dava direcionamentos específicos para o portal”, recorda.

Luciana destaca que a inauguração do portal foi uma grande conquista e ampliou significativamente a atuação da Canção Nova no ambiente digital.

Com a ajuda do Espírito Santo

Um fato que a marcou foi que, já na expectativa para o lançamento do novo portal, ela era a responsável por criar um layout e design totalmente novo. Um portal que reunisse todos os canais, com fácil acesso aos conteúdos, com destaques e atualização diária, mas eles não tinham nenhuma referência no segmento católico. “Estávamos abrindo caminho”. A data do lançamento do novo portal já estava marcada, mas ela “enfrentou um bloqueio criativo”.

Portal Canção Nova no ano 2000 / Foto: Arquivo CN

“Já tínhamos um grande conteúdo, tudo era muito importante e precisava estar bem representado. Então, fiquei alguns dias trabalhando em outras tarefas, porque não conseguia avançar no design e em meio à aflição, pedi ao Espírito Santo que me ajudasse, porque eu não sabia o que fazer. E foi exatamente o que aconteceu: a inspiração veio, o design fluiu e o portal ficou pronto. Foi mais do que um sucesso, era exatamente o que precisávamos naquele momento. Esse design permaneceu por anos, mesmo após atualizações, por isso tenho certeza de que não fui eu; foi o Espírito Santo e isso ainda me emociona. Foi um momento marcante, e sou muito grata a Deus por me permitir fazer parte do início de algo tão grandioso”, destaca Luciana.

Crescimento de acessos

Ela conta que, nos primeiros anos, ainda com o site www.cancaonova.org.br, quando começaram a monitorar os acessos, o site tinha cerca de 300 visitas por mês. A partir do lançamento do portal (cancaonova.com), esse número multiplicou por dez. “Chegamos a três mil acessos. Para nós, isso foi surpreendente e muito motivador”, lembra.

Portal PHN / Foto: Arquivo CN

Luciana afirma que, desde então, o crescimento foi contínuo. O portal foi se tornando cada vez mais conhecido, tanto no Brasil quanto no exterior, e se consolidou como parte do Sistema Canção Nova de Comunicação, tornando-se também uma referência no meio católico.

Jorge recorda que no início do site da Canção Nova ficaram meses sem ter um acesso externo. “Literalmente vimos o portal Canção Nova nascer do zero acessos por mês e em agosto de 2011 atingir o recorde de 12 milhões de acessos em um único mês”, destaca.

Apesar dos desafios, Jorge Aparecido afirma que foi um tempo gratificante porque entendia que estava trabalhando para proporcionar a evangelização em um meio que, no futuro, chegaria em muitas pessoas, sem barreiras de fronteiras.

Equipe pequena, mas comprometida

Jorge destaca que a equipe desta época era muito comprometida e não parava nos limites, mas realizava com o que tinha em mãos, sempre buscando se superar.

Durante cobertura dos eventos / Foto: Arquivo CN

“Fazíamos de tudo nos acampamentos e toda equipe ajudava nas coberturas, com entrevistas, matérias, fotos, publicação e interação nos comentários que cada post gerava. Mesmo cada um tendo sua tarefa, tínhamos uma equipe que fazia qualquer coisa e sabia fazer bem feito.”, lembra.

Jorge recorda que muitos amigos da Canção Nova começaram a se voluntariar para ajudar nas coberturas. “Lembro da Pink, da Mariza e da Luz (ambas do Paraguai). Deus sempre foi justo nunca sobrava tempo, mas tudo que tinha programado sempre foi realizado, com muito trabalho. Era gratificante sempre ver o quanto nosso trabalho havia atingido pessoas de diversos lugares, que puderam ter acesso às pregações e acompanhar um pouco do que Deus estava realizando neste lugar. (…) E a história está aí para testemunhar o que foi possível ser feito com estas pessoas, com sede de evangelizar, e sem recursos adequados, por limitação tecnológica”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo