Mil cruzes

Vida que Cuida da Vida: ação de Santuário lembra vítimas da pandemia

Ação com mil cruzes acontece hoje e amanhã em frente ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (SC)

Da redação, com Santuário de Caravaggio

Santuário de Caravaggio

Ação com mil cruzes acontece hoje e amanhã em frente do Santuário de Caravaggio em Farroupilha (SC)/ Foto:Leandro Ávila/Divulgação

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, vive, nesta segunda e terça-feira, uma ação para lembrar as mais de 312 mil vidas perdidas pela covid-19 no país. A iniciativa também tem como objetivo rezar pela saúde de toda a população.

Desde às 6h desta segunda-feira, 29, cerca de mil cruzes estão espalhadas pela Esplanada do Santuário, simbolizando não só as vítimas, mas a esperança em dias melhores.

A ação leva o nome de Vida que Cuida da Vida, lembrando sobre a responsabilidade pela vida do próximo, especialmente em meio a uma pandemia.

As cruzes

Feitas de madeira e pintadas de branco, as cruzes simbolizam as pessoas que perderam a vida lutando contra a covid-19 desde março de 2020, e todos os que partiram neste período por outras causas.

Em função da pandemia, velórios e enterros – ritos católicos importantes – precisaram ser realizados de forma mais rápida, o que tornou ainda mais difícil encarar as despedidas e viver o processo de luto de milhões de famílias no mundo todo.  

As cruzes foram produzidas com restos de madeira, cedidos ao Santuário, e pintadas de branco com cal, igualmente doado. Jovens da comunidade e da Diocese de Caxias do Sul participaram, desde cedo, da instalação das cruzes e na mobilização pela atividade.

Devotos se dirigem ao Santuário nesta segunda para deixar flores em um gesto de carinho e homenagem. Nas redes sociais do Santuário, mais de 800 pessoas deixaram nomes de familiares e amigos que serão lembrados na missa celebrada às 17h desta segunda, bem como no terço rezado às 18h. A programação será transmitida pelas redes sociais do Santuário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo