Solidariedade

Ação com mil cruzes em Santuário lembra falecidos na pandemia

Ação com as cruzes ocorrerá na segunda e terça-feira em frente do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (SC)

Da redação, com Santuário de Caravaggio

mil cruzes

Santuário de Caravaggio promove ação para lembrar dos mortos da pandemia./ Foto: Santuário de Caravaggio

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha (SC), preparou uma ação para prestar homenagem às pessoas que partiram durante este um ano de pandemia no Brasil. A intenção é também rezar pela saúde de toda a população.

A ação acontecerá nesta segunda e terça-feira, 29 e 30 de março. Cerca de mil cruzes, simbolizando as 300 mil mortes por Covid, serão posicionadas em frente ao Santuário.

A ação leva o nome de Vida que Cuida da Vida, lembrando sobre a responsabilidade pela vida do próximo, especialmente em meio a uma pandemia.

“Os pedidos por missa de falecidos aumentaram muito no Santuário e notamos que não param de chegar os que nos confiam suas orações pela saudade, pela dor de não poder se despedir. Queremos que não seja um momento de dor, mas sim, de reafirmação da esperança”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

O período de Páscoa é propício à reflexão e pode contribuir para que as pessoas internalizem o apelo de consciência pela vida de cada um e do próximo.

As cruzes

Feitas de madeira e pintadas de branco, as cruzes simbolizam não somente as pessoas que perderam a vida lutando contra a covid-19 desde março de 2020, mas também lembra a todos os que partiram neste período por outras causas.

Em função da pandemia, velórios e enterros, ritos católicos importantes, precisaram ser realizados de forma mais rápida, o que tornou ainda mais difícil encarar as despedidas e viver o processo de luto de milhões de famílias no mundo todo.

“Que a morte não tenha a última palavra e que possamos continuar lutando pela vida. Rezar pelos mortos é também um apelo para que a gente siga cuidando uns dos outros com atitudes bem elementares, como o uso de máscara, o distanciamento social e os cuidados em lavar as mãos enquanto demora-se a vacinação da população.”, lembra o padre.

Profissionais de Saúde

Além disso, as preces serão para pedir pela vida dos profissionais da linha de frente de hospitais, médicos, enfermeiros e higienizadores, que diariamente se arriscam para salvar pessoas em um cenário tão difícil e conturbado.

Leia também
.: Pandemia de coronavírus: “Rezem pelas autoridades”, exorta Papa
.: Oração em tempos de coronavírus

Programação

Nos dois dias, haverá a celebração da Santa Missa, às 17h. Logo após, será rezado o terço, em frente do Santuário.

Quem quiser participar pode enviar o nome do familiar pelo facebook do Santuário. A programação será transmitida pelas redes sociais do Santuário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo