Reflexão

Massacre do Carandiru completa 25 anos

Após 25 anos do massacre, violência e superlotação continuam sendo problemas do sistema carcerário

Da redação

No dia 2 de outubro de 1992, o Brasil enfrentava um grande massacre na história do seu sistema prisional. Hoje, a chacina do Carandiru completa 25 anos e traz à reflexão uma vez a situação do sistema prisional brasileiro. 

Em artigo publicado no dia 29 de setembro no site da arquidiocese de Passo Fundo, o arcebispo local, Dom Rodolfo Luís Weber,  comentou a complexidade do sistema prisional e sua falência, e fez um alerta para a violência e a fragilidade dos meios de punição e correção de infratores no país.

“A busca de soluções para a questão da violência não é proporcional ao problema existente” apontou o bispo, que admite não existirem soluções fáceis para amenizar o quadro trágico do Brasil. “Somente um conjunto de ações coordenadas produzirá o efeito necessário. Na verdade, é um problema que envolve toda sociedade começando pelo cidadão individualmente, passando pela sociedade civil organizada até chegar às esferas estatais” afirmou Dom Rodolfo Weber

O embate entre 320 policiais e prisioneiros do Carandiru deixou 111 presos mortos. A casa de detenção, que tinha capacidade para 3.500 detentos, chegou a contabilizar o dobro deste número, o que aponta problemáticas do sistema carcerário, como a superlotação. A Pastoral Carcerária da Igreja no Brasil, na busca de soluções para estes e outros problemas, propôs uma “Agenda Nacional pelo Desencarceramento”.

Segundo Dom Weber, essa Agenda é “um instrumento de debate e de aprofundamento do tema em vista de construção de uma política pública sólida para a grande chaga do sistema penal”. A proposta está baseada em alguns fatos importantes: o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, apresenta caráter seletivo dentro do sistema penal, criminaliza as mulheres e demora na condenação efetiva dos detentos.

Em entrevista ao CN Notícias (assista à reportagem completa abaixo), o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir Silveira, acredita que a resposta do Estado, para o massacre, tem apresentado resultado inverso, visível aumento à violência e encarceramento em massa.

Diante da precariedade das prisões brasileiras, a Pastoral Carcerária, deposita no investimento em Educação o começo da solução desta problemática. “O presídio é o fim da linha social, se nós quisermos realmente mudar essa realidade de encarceramento, quisermos mudar essa realidade de violência, temos que investir sistematicamente na base, na Educação”, concluiu padre Valdir.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo